Uma experiência no espaço híbrido: Pokémon Go como um objeto na pesquisa em Geografia

Autores

  • Leonardo Berté Nunes Universidade Federal de Santa Maria
  • Benhur Pinós da Costa Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Geografia Cultural, Fenomenologia, Espaço virtual, Espaço real, Jogos

Resumo

O presente artigo discute as potencialidades do aplicativo para smartphones, Pokémon Go enquanto um objeto de pesquisa na ciência geográfica. A sustentação teórica se relaciona com a “virada epistemológica” ocorrida na Geografia, em especial, na Geografia Cultural como processo crucial para que os estudos acerca da experiência espacial fossem possíveis. Outro pilar fundamental para a discussão do artigo é a Fenomenologia, em especial, quando esta vertente filosófica aborda questões acerca da experiência, da percepção e da presença imprescindível do corpo e do movimento. Aliado a este debate entre Fenomenologia e Geografia temos o conceito de espaço híbrido e, assim, apresentamos a possibilidade de pesquisar Pokémon Go através da percepção do usuário ou jogador que produz, em situação, a experiência espacial híbrida

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Biografia do Autor

Leonardo Berté Nunes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando do curso de Geografia - Licenciatura  da Universidade Federal de Santa Maria

Benhur Pinós da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2021-01-31

Como Citar

Nunes, L. B., & da Costa, B. P. (2021). Uma experiência no espaço híbrido: Pokémon Go como um objeto na pesquisa em Geografia. Geograficidade, 11(1), 63-80. Recuperado de https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/43366

Edição

Seção

Artigos