Performance flowers for Pietá

interruption of the daily flow in the sacred territories. Experience report

Authors

  • Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida Universidade Federal do Pará
  • Raphael Andrade Rocha Universidade Federal do Pará

Keywords:

Performance, Sacred, Territory

Abstract

The present article deals with the performance “Flowers for Pietá” by Pará artist Raphael Andrade, performed in different sacred territories and cities, seeking to demonstrate the effects of the homosexual body performing Nossa Senhora das Dores in public spaces within these territories. Through descriptive analysis, we seek to highlight how the performative action was portrayed in the flow of Catholic sacred territories. To develop the urban interventions we resorted to the epistemological study about the power relations that sacred territories hold, aiming to provoke reflections from the execution of the performance in the sense of destabilizing the power relations in force in sacred territories, through the body. The reflexive process provoked in this writing signals that the disapproval and coercion of the LGBTQIAP+ body is recurrent among and in religious territories.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida, Universidade Federal do Pará

Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará (1998). É bacharel em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia e Antropologia, pelas Faculdades Integradas Colégio Moderno - FICOM (1984). É professora Adjunta da Universidade federal do Pará (UFPA), lotada no Instituto de Ciências e Artes (ICA), vinculada à Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA). Compõe o quadro de professores do Programa de Pós-graduação em Artes em Rede Nacional (UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Artes (Mestrado e Doutorado) PPGARTES-UFPA, vinculada a linha 2 - Teorias e interfaces epistêmicas em artes. Estabelece diálogos entre Artes e as Epistemologias do XIX,XX e XXI. Integra os Grupos de Pesquisas TAMBOR - Grupo de Pesquisa em Carnaval e Etnocenologia, coordenado pelo prof. Dr. Miguel Santa Brígida e o PETECA - Teatraliddades, Performatividades e Cultura, coordenado pela profª Dra. Larissa Latif Placido Saré. Desenvolve pesquisa sobre Festas, Brincadeiras, Procissões e Atos Devocionais na Amazônia paraense vinculado às linhas de investigação :1-Etnocenologia e Artes do espetáculo e Performatividades e, 2- Teatralidades Contemporâneas: poéticas e políticas do corpo e da cultura. Tem experiência na área da Antropologia do Imaginário, Antropologia do Corpo, Sociologia do Cotidiano e Sociologia do Teatro. É orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC no curso de Licenciatura em Teatro -ETDUFPA/UFPA; É orientadora PIBEX, PIBIC e PIBIPA no curso de Licenciatura em Teatro. é orientadora de Mestrado no PROFARTES, é orientadora de Mestrado e Doutorado no PPGARTES-UFPA. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Teatro -UFPA nos períodos 2017/2018 e 2019/2020. Atualmente exerce a função de Vice-Diretora da Escola de Teatro e Dança da UFPA-ETDUFPA.

Raphael Andrade Rocha, Universidade Federal do Pará

Artista-professor-pesquisador paraense, mestrando em Artes- ICA/UFPA (2021); especialista em Arte e Educação (UNIASSELVI, 2020); especializando em História (UNIASSELVI 2019-); Graduado em licenciatura em Teatro (ICA/UFPA, 2019). Formado no Curso Técnico em Ator no Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design (ETDUFPA, 2017). Em projetos de Extensão da UFPA participa como crítico teatral na "Tribuna do Cretino"- com mais de vinte textos publicados, no Auto do Círio participa como visagista/maquiador/aderecista/performer e no projeto "Carga Viva" participa como pesquisador. Tem experiência nos seguintes tópicos: Re-performance e intervenção urbana. É integrante do grupo de Teatro Palha, no qual participa das ações de criação de dramaturgia. Possui trabalhos como artista visual, além de ter sido curador da exposição "O Sagrado Cognoscível" (2021). Atua como julgador em concursos de Carnaval e de Quadrilha Junina promovido pela FUMBEL e de municípios do interior do Estado do Pará, além de ter trabalhado como parecerista pela lei Aldir Blanc-PA. Desde 2016, desenvolve a pesquisa-solo performática intitulada: Flores para Pietá, que fora apresentada na ETDUFPA, em Belém-PA, em São Paulo e nos países do Oeste Europeu, com intervenções urbanas em Portugal, Itália e Vaticano. Na França, representou a UFPA na Université Paris 8 de Vincennes em Saint-Denis com a performance supracitada, que concerne em hibridizar interdisciplinarmente os estudos teóricos da arte performática e de demais interfaces epistêmicas.

References

BASBAUM, R. X: Percursos de alguém além de equações. Revista Concinnitas, Rio de Janeiro: UERJ. n. 4, p. 48-57, 2003.

BÍBLIA SAGRADA. 5. ed. rev. Trad. Centro Bíblico dos Capuchinhos. Fátima: Difusora Bíblica, 2008.

BONNEMAISON, J. Viagem em torno do território. In: Rosendahl, Z.; Corrêa, R. L. (Orgs). Geografia Cultural: um século. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1981. p. 83-131.

BUTLER, Judith. Corpos que importam: os limites discursivos do “sexo”. São Paulo: N-1, 2019.

BUTLER, Judith. Vida precária. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar. São Carlos, n. 1, p. 13-33, 2011.

BRUNO, Eduardo. Nomadismo urbano: performance e cartografia. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2020.

CAIAFA, J. Jornadas Urbanas: exclusão, trabalho e subjetividade nas viagens de ônibus na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2002.

CASTRO, T. Um corpo em presença: uma aproximação a Marina Abramović. Philosophica, 42, Lisboa, p. 189-198, 2013.

FOUCAULT, M. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: Nouvelles Lignes, 2013.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade – O uso dos prazeres. 5ed. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 35ed. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2008.

GOLDBERG, RoseLee. A Arte da Performance. Do Futurismo ao Presente. Tradução Percival Panzoldo de Carvalho. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

JANSEN, K. Belém Apaixonada: a construção do corpo devoto nos processos performáticos das Paixões de Cristo em Belém do Pará. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Salvador, 2004.

MESQUITA, André. Insurgências Poéticas: Arte Ativista e Ação Coletiva. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2011.

ORLAN. Surtout pas sage comme une image... Quasimodo – Art à contre-corps. Montpellier: Printemps, 1998.

ORNAT, M. J. Sobre espaço e gênero, sexualidade e geografia feminista. Terr@Plural, v. 2, n.2, p. 309-322, 2008.

REY, T. Diretrizes Profanas nos Trajes e Acessórios de Flávio de Carvalho e de Márcia X. eRevista Performatus, Inhumas, ano 1, n. 4. 2013.

ROSENDAHL, Z. Espaço e Religião: uma abordagem geográfica. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1996.

SCHECHNER, R. Between Theater and Anthropology. Philadelphia: The University of Pennsylvania Press, 1985.

SILVA, Joseli Maria. A cidade dos corpos transgressores da heteronormatividade. GeoUERJ, v. 18, p. 1-18, 2018.

TV GLOBO; G1 SP. Assassinatos de pessoas LGBTI+ crescem 44% em SP, segundo relatório. G1 São Paulo, 11 mai. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/05/11/assassinatos-de-pessoas-lgbti-crescem-44percent-em-sp-segundo-relatorio.ghtml. Acesso em: 08 jul. 2023.

Published

2023-04-15

How to Cite

Almeida, I. M. X. de A., & Rocha, R. A. (2023). Performance flowers for Pietá: interruption of the daily flow in the sacred territories. Experience report. Geograficidade, 13(Especial), 132-143. Retrieved from https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/55591