Um Mapa do Tráfico no Livro Didático: Encontros e Desencontros entre Geografia Escolar e Cartografia Midiática / A Map of the Drug Trade in the Geography Textbook: Dialogues between Geographic Education and Journalistic Cartography

Autores/as

  • André Reyes Novaes Professor Adjunto, Departamento de Geografia Humana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.20.a12844

Palabras clave:

Geografia Escolar, Cartografia Midiática, Transposição didática, Tráfico de Drogas

Resumen

O presente artigo discute as relações entre geografia escolar e cartografia midiática tendo como ponto de partida a polêmica criada em torno de um mapa sobre o tráfico de drogas ilícitas veiculado na imprensa e inserido em um livro didático de geografia. Partindo deste caso específico, a primeira seção discute o mapa sob o ponto de vista da geografia escolar, considerando o contexto curricular do sétimo ano e a transposição didática do conceito de território proposta pelos autores. Posteriormente, a reflexão é guiada pela ótica da cartografia midiática, explorando a linguagem do mapa em questão e debatendo formas alternativas de representação através de mapas veiculados na imprensa nacional nos últimos quarenta anos. Por fim, busca-se estimular uma incorporação crítica dos mapas midiáticos na geografia escolar, considerando como estas representações podem contribuir para o desenvolvimento de uma cartografia menos “normativa” e mais “interpretativa” nas escolas.

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Biografía del autor/a

André Reyes Novaes, Professor Adjunto, Departamento de Geografia Humana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

O autor possui graduação, mestrado e doutorado em geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e esteve como pesquisador visitante por um ano no departamento de geografia da Royal Holloway University of London. Atualmente é professor do Departamento de Geografia Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia e imagem; cartografia e imprensa; geografia e educação.

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Publicado

2012-08-17

Cómo citar

Novaes, A. R. (2012). Um Mapa do Tráfico no Livro Didático: Encontros e Desencontros entre Geografia Escolar e Cartografia Midiática / A Map of the Drug Trade in the Geography Textbook: Dialogues between Geographic Education and Journalistic Cartography. Geograficidade, 2(Especial), 134-154. https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.20.a12844

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