Diferenciações espaciais do mundo da vida e colonização da queimação do Judas e a Dança de Cablocos na América Latina

Autores/as

Palabras clave:

Colonização sistêmica, Jurgen Habermas, Agir comunicativo

Resumen

Caboclo designa populações brasileiras de origem social e geográfica diversa, desde índios, negros e brancos pobres. Em Major Sales, no Rio Grande do Norte, a dança de Caboclos se relaciona com a tradição popular-religiosa da queimação do Judas, motivando a sua
análise na escala latino-americana. Diante disso, objetiva-se diferenciar as espacializações das tradições da malhação do Judas ou dança dos caboclos mediada pelas estruturas do mundo da vida em termos de cultura, integração social e socialização humana relacionada aos processos de colonização pelo mercado e o Estado. Para tanto, em 2020 foi realizado um estudo de revisão a partir de bases periódicas, especificamente, CAPES, Redalyc, Dialnet, BDTD e outras.
Os resultados indicam a difusão da queimação do Judas pelo continente, mantidas via agir comunicativo. Referenciada na Semana Santa, mas não exclusivamente, notou-se um revigoramento em fins de 1980
e na década seguinte financiado pelo poder municipal. Estudos empíricos podem contribuir para a verificação das condições desse processo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosalvo Nobre Carneiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Geografia pela UFPE

Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino - UERN

Professor do Departamento de Geografia - UERN

Citas

ANDRADE, Gabriel. Las quemas de Judas en dos poblaciones zulianas: Potrerito y La Cañada. Revista de Artes y Humanidades Única, ano 8, n. 18, p. 232-258, 2007.

BLOEMER, Neusa Maria Sens. Brava gente brasileira: migrantes italianos e caboclos nos Campos de Lages. 1 ed. Florianópolis: Cidade Futura, 2000.

BOYER, Véronique. O pajé e o caboclo: de homem a entidade. MANA, n. 05, ano 1, p. 29-56, 1999.

CAVALCANTE, Alexandre Borges. B.; SOUZA, Anette Charlote Coelho Reis de; SENTO SÉ, Launa; SANTOS, Cosme Batista dos. Lexicografia da palavra caboclo. In: Anais... CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. João Pessoa: Paraíba, 2014. p. 1-12.

CASCUDO, Luis da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo: Global, 1972.

CARNEIRO, Rosalvo N. A natureza do espaço numa perspectiva comunicativa ou pública. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 29, n. 1, p. 33-46, jan. / jun. 2009.

CARNEIRO, Rosalvo N. Prolegômenos a compreensão do espaço como mundo da vida e mundo do sistema. In: Anais... ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE: GEOGRAFIA, CIÊNCIA E POLÍTICA: DO PENSAMENTO À AÇÃO DA AÇÃO AO PENSAMENTO. Dourados: UFGD Editora, 2017. p. 5404-5415.

CARNEIRO, Rosalvo N. Produção simbólica do espaço e estado no mundo da vida dos caboclos em Major Sales/RN. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, v. 2, p. 82-98, 2019.

CARNEIRO, Rosalvo N. Espaço como mundo da vida e a teoria do agir comunicativo. Revista da ANPEGE, v. 16, n. 31, p. 44-58, 2021.

CARNEIRO, Rosalvo N. O fundamento espaço-temporal: a dialética do espaço-mundo da vida. In: CARNEIRO, Rosalvo N. Educação geográfica do agir comunicativo: geografia escolar do mundo da vida. Paraná: Appris, 2022. p. 43-58.

CHADA, Sonia. A Prática Musical no Culto ao Caboclo nos Candomblés Baianos. In: Anais... Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 137-144.

CÚNEO, Pablo. La quema de Judas: um estudo psicossocial. Relaciones, n. 271, p. 1-9, 2006.

FERRETTI, Mundicarmo. Terra de caboclo. São Luís: SECMA, 1994.

GIOP, Marcos. Quemando al judas: la fiesta como evento geográfico. Revista Huellas, v. 23, n. 2, p. 107-127, 2019.

GUTIÉRREZ, Selene Torres. Sanción simbólica em la fiesta de semana santa: Quema de Judas. KUNTUR – Revista de Investigacion Cientifica da UDAFF, ano 2, n. 2, p. 41-46, 2014.

HABERMAS, Jürgen. Pensamento Pós-metafísico: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo v.1: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012a.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo v.2: sobre a crítica da razão funcionalista. São Paulo: WMF Martins, 2012b.

HABERMAS, Jürgen. Para a reconstrução do materialismo histórico. São Paulo: Editora Unesp, 2016.

HOYO SANCHO, Nieves de. Folklore de hispanoamérica la quema del Judas. Revista de Indias, v.10, p. 561-587, 1950.

JÚNIOR, Nadir Lara; LARA, Andrea Paula Santos. Identidade: colonização do mundo da vida e os desafios para a emancipação. Psicologia & Sociedade, v. 29, p. 1-10, 2017.

JIMÉNEZ, Bernado Guerrero. Quemar al traidor, quemar al afuerino: la quema de Judas en Iquique, Chile. Revista Austral de Ciencias Sociales, n. 13, p. 69-77, 2007.

LIMA, Deborah Magalhães. A construção histórica do termo caboclo: sobre estruturas e representações sociais no meio rural amazônico. Novos Cadernos NAEA, v. 02, n. 02, p. 05-32, 1999.

MATALON, Carlos Elias. A jornada da alma na dança dos caboclos: os símbolos de transformação na umbanda numa perspectiva interdisciplinar. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Universidade Tuiti do Paraná, Curitiba, 2013.

MAESTRI, Mario. A aldeia ausente: índios, caboclos, nativos, moradores e imigrantes na formação da classe camponesa brasileira In: STEDILE, João Pedro (Org.). A questão agrária no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2005. p. 231-232.

MORA, Carlos Ángel Arboleda. Festival del burro em San Antero: la quema de Judas. Revista Cuardernos del Caribe, n. 24, p. 77-92, 2017.

NEVES, Marcelo. Entre Têmis e Leviatã: uma relação difícil. O Estado Democrático de Direito a partir e além de Luhmann e Habermas. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

PACE, Richard. Abuso científico do termo ‘caboclo’? dúvidas de representação e autoridade. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi de Ciências Humanas, v. 1, n. 3, p. 79-92, 2006.

PARKER, Eugene Philip. The Amazon Caboclo: an introduction and overview. Studies in Third World Societies, n. 32, p. 17-51, 1985.

PRANDI, Reginaldo; VALLADO, Armando.; SOUZA, André Ricardo de.Candoblé de caboclo em São Paulo. In: PRANDI, Reginaldo; VALLADO, Armando; SOUZA, André Ricardo de (Org.). Encantaria Brasileira. São Paulo: Editora Pallas, 2001. p. 1-24.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o Sentido do Brasil. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SILVA, Moacir Motta da. O caboclo no sudoeste do Paraná: sua identidade e memórias tombadas. Revista Semina, v. 11, n. 01, 2012.

ZACARÉS, Ignacio Latorre. Rito y pervivencia de los Judas en la meseta de Requena-Utiel y pueblos del Cabriel. OLEANA, n. 32, p. 361-382, 2018.

ZECCA, Marya Zapparoli. La quema de Judas: uma manifestacion de la religiosidade popular em Heredia. Revista Reflexiones, v.87, n. 1, p. 53-61, 2008.

##submission.downloads##

Publicado

2022-07-30

Cómo citar

Carneiro, R. N., & Araújo, F. R. F. . (2022). Diferenciações espaciais do mundo da vida e colonização da queimação do Judas e a Dança de Cablocos na América Latina. Geograficidade, 12(2), 89-103. Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/48268