Linguagens vídeo-geográficas: potencializações poéticas em imagens / Video-geographical languages: poetic potentiality on images
DOI :
https://doi.org/10.22409/geograficidade2016.61.a12955Mots-clés :
Linguagens Geográficas, Multiplicidade, Espacialidade, Videoclipes, Imagens.Résumé
A ereção do pensamento advém das afirmações das diferenças a se anunciarem espacialmente no gozo dos acontecimentos. A transa dos acontecimentos reverbera no orgasmo de nossas localizações e orientações espaciais que desfrutamos na dinâmica espacial do mundo. A arte permite nos desenraizar, correr sem ficar encravado em pontos fixos, alimentar outros seios e anseios desejantes, para no encontro dos corpos nos encontrarmos sempre em processo de fazer-se. Dialogando arte e ciência, videoclipe e geografia, é mote de nossa ousadia nesse ensaio gozado e poético, a refletir as multiplicidades das relações que envolvem os corpos no encontro das experiências e experimentações que espacializam os fenômenos no ato de se localizar e orientar. Intentar outras formas de ver, ler e se relacionar com o mundo em suas diferenciações a se diferenciarem é a força poética que faz o pensamento ejacular, estimulando e engajando estratégias de resistência e chamando a vida para transformação.
Téléchargements
Références
BERNARDINO, Paulo. Intersecção das novas tecnologias. In: FURTADO, Beatriz (Org.). Imagem Contemporânea, vol. II. São Paulo: Hedra, 2009, p. 193-214.
BONIFÁCIO, Felipe A. M. Entre as paisagens, as imagens: considerações metodológicas do vídeo Superagui Ilhados na contradição. Revista Percurso – NEMO. Maringá/PR, v. 5, n.1, p. 253-259, 2013.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Rio de Janeiro/RJ: Zahar, 2007.
______.; GUATTARI Félix. O que é Filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.
______.; ______. Mil platôs: capitalismos e esquizofrenia. Vol. 1. São Paulo: Editora 34, 2ª edição, 2011.
______.; PARNET, Claire. Diálogos. (Trad. José Gabriel Cunha) Relógio D’Água Editores, 2004.
FARO, Paula. Cinema, vídeo e videoclipe: relações e narrativas híbridas. Revista Rumores (Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias), v. 4, n. 8, jul./dez. 2010.
______. Procedimentos de criação do videoclipe no cinema. Dissertação de Mestrado. São Paulo: PUC-SP, 2008.
FERNANDES, Anedmafer M. Paisagem sonora e o ensino de geografia: quatro minutos e trinta e três segundos de leitura do espaço. Revista Entre-Lugar. Dourados/MS, ano 1, n. 1, p. 113-132, 2010.
FERRAZ, Cláudio Benito O. Imagem e geografia: considerações a partir da linguagem cinematográfica. Revista Espaço & Geografia, vol. 15, n. 2, p. 357-384, 2012.
______. Linguagens geográficas: outros possíveis minoritários. In: Anais do XXI ENSUL – Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos e V EREGEO – Encontro Regional de Geografia. Dourados/MS, 2013.
______.; NUNES, Flaviana G. O horizonte não é linear: paisagem e espaço na Perspectiva Audiovisual Linear de Anton Corbijn. Revista Ateliê Geográfico. Goiânia/GO, v. 8, n. 1, p. 166-180, 2014.
______.; ______. Ser Professor: deformar e criar pensamentos. Revista Percursos, Florianópolis-SC, v. 13, n. 02, p. 94-113, 2012.
GALLO, Sílvio. Deleuze & a Educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
______. Em torno de uma educação menor. Revista Educação & Realidade, n. 27, v. 2, p. 169-178, 2002.
LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
LUCAS, Meize L. O cinema entre fronteiras. In: FURTADO, Beatriz (Org.). Imagem Contemporânea, vol. II. São Paulo: Hedra, 2009, p. 107-117.
MASSEY, Doreen. Filosofia e política da espacialidade: algumas considerações. Revista GEOgraphia, ano 6, n. 12, p. 7-23, 2004.
______. Imaginando a globalização: geometrias de poder de tempo-espaço. Revista Discente Expressões Geográficas, Florianópolis/SC, n. 3, p. 142-155, 2007.
______. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2ª edição, 2009.
MELLO, Christine. Extremidades do vídeo. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.
______. Imagem digital como memória: experiências em Luiz duVa. In: FURTADO, Beatriz (Org.). Imagem Contemporânea, vol. I. São Paulo: Hedra, 2009, p. 145-161.
MOSTAFA, Solange P.; CRUZ, Denise V. N. (Org.). Deleuze vai ao cinema. Campinas/SP: Editora Alínea, 2010.
NUNES, Flaviana G. (Org.). Ensino de geografia: novos olhares e práticas. Dourados/MS: UFGD, 2011.
OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de. Grafar o espaço, educar os olhos. Rumo a geografias menores. Revista Pro-Posições, Campinas/SP, v. 20, n. 3 (60), p. 17-28, 2009.
______. Mapas em deriva: imaginação e cartografia escolar. Revista Geografares, n. 12, p. 1-49, 2012.
______. Vídeos, resistências e geografias menores. Linguagens e maneiras contemporâneas de resistir. Revista Terra Livre, São Paulo/SP, ano 26, v. 1, n. 34, p. 161-176, 2010.
SANTOS, Douglas. A reinvenção do espaço: diálogos em torno da construção do significado de uma categoria. São Paulo: Ed. da UNESP, 2002.
______. O que é geografia? Texto inédito, 2007.
SANTOS, Fátima C. dos. Por uma escuta nômade: a música dos sons da rua. São Paulo/SP: EDUC – FAPESP, 2004.
SCHÖPKE, Regina. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade. Rio de Janeiro: Contraponto; São Paulo: Edusp, 2004.