Geografias pela Dança / Geographies for Dance

Auteurs-es

  • Antonio Carlos Queiroz Filho Universidade Federal do Espírito Santo

DOI :

https://doi.org/10.22409/geograficidade2019.90.a27438

Mots-clés :

Corpo. Poética. Cidade. Narrativa

Résumé

Texto apresentado na Conferência de Abertura do II Seminário RASURAS: corpo-cidade como grafia poética de mundo, ocorrido em junho de 2018 na cidade de Vitória-ES. O referido evento teve como parte de seus objetivos apresentar os resultados da pesquisa de pós-doutorado sobre Geografia e Dança realizada na Universidade do Minho (Braga, Portugal) em 2017/2018. Um de seus outputs consistiu no livro “Corporema: por uma Geografia Bailarina”, exposto essencialmente aqui na forma de excertos e apontamentos.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Antonio Carlos Queiroz Filho, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Efetivo (Associado I) no Curso de Geografia e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) - PPGG e no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU, ambos da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Pós-doutorado pela Universidade do Minho (Braga, Portugal) realizado em 2017/2018. Líder do Grupo de Pesquisa RASURAS - Geografias Marginais (Linguagem, Poética, Movimento) e do GRAFIAS - Laboratório de Geografia Criativa. Pesquisador do Grupo de Fenomenologia e Geografia (FCA-UNICAMP/CNPq) e Editor da Seção "Experimentações" da Revista Geograficidade (UFF). Membro de Sub-Rede de Pesquisa em Divulgação Científica e Mudanças Climáticas (Rede Clima). Desenvolve pesquisas em Epistemologia da Geografia Humana Contemporânea e da Nova Geografia Cultural, com ênfase nos estudos sobre a Geografia da Diferença (Estudos Deleuzianos e pós-estruturalismo) e seus desdobramentos nos temas: Paisagem na relação linguagem-experiência-sensibilidade a partir do cinema, literatura e dança; Imagem da Cidade, Videografias, Geoetnografias e Corpografias Urbanas; Imaginação Espacial e Política das Imagens. É professor da disciplina Geografia da Mobilidade, onde aborda o papel do pensamento e do humanismo na produção das cidades e na compreensão de seus fluxos.

Références

ABRUNHOSA, Pedro. Quem me leva os meus fantasmas. Produção: Mário Barreiros. Portugal: Universal Music, 2017. (45:46min.)

BARROS, Manoel de. Manoel de Barros: poesia completa. Rio de Janeiro: Record, 2010.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2011.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. Trad. Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.

DELEUZE, Gilles. (s/d). Espinosa e o problema da expressão. Disponível em:

<https://goo.gl/ZaRfaW> Acesso em: 28 de novembro de 2018.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: para uma literatura menor. Trad. Rafael Godinho. Lisboa: Assírio e Alvim, 2002.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Crítica e Clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Que emoção! Que emoção? Trad. Cecília Ciscato. São Paulo: Editora 34, 2016.

FUGANTI, Luiz. Corpos sem órgãos. Palestra. In: Festival Contemporâneo de Dança. Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, 2011. (1:56:45) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lIwxWe_Tvo4>.

GADELHA, Rosa Cristina Primo. Corpografias em dança contemporânea. 2010. 243f.Tese de Doutorado, Centro de Humanidades, Programa de pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Ceará.

GIL, José. A arte como linguagem: a última lição. Lisboa: Relógio D’água, 2010.

LAING, Olivia. A cidade solitária: aventuras na arte de estar sozinho. Trad. Bruno Casotti. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2017.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Trad. Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2015

LATOUR, Bruno. Como falar do corpo? A dimensão normativa dos estudos sobre a Ciência. In: NUNES, J. A; ROQUE, R. Objetos Impuros: experiências em estudos sobre a Ciência. Porto: Edições Afrontamento, 2008.

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Trad. Rute Costa. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

QUEIROZ FILHO, Antonio Carlos. Corporema: por uma Geografia Bailarina. Vitória-ES: Antonio Carlos Queiroz Filho, 2018. ISBN: 978-85-924688-0-4. Disponível em: <http://bit.ly/corporema> Acesso em: 28 de novembro de 2018.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org.; Ed. 34, 2009.

TAVARES, Gonçalo. Livro da Dança. Florianópolis: Editora da Casa, 2008.

Téléchargements

Publié-e

2019-10-16

Comment citer

Queiroz Filho, A. C. (2019). Geografias pela Dança / Geographies for Dance. Geograficidade, 9(Especial), 5-21. https://doi.org/10.22409/geograficidade2019.90.a27438