Ser-no-mundo no ensinar e aprender geografia: possibilidades para uma educação geográfica humanista e existencial / Being-in-the-world in teaching and learning geography: possibilities for a humanistic and existential geographic education
Mots-clés :
Geograficidade, Liberdade, Fenomenologia, Geografia escolarRésumé
Este artigo é sobre a experiência de ser-no-mundo e da construção do conhecimento geográfico como condição inerente à existência. Enquanto viventes, somos seres aprendentes. O ensino de Geografia formal se sustenta no conhecimento construído na experiência geográfica de mundo, ao mesmo tempo em que mostra, em seu modo de ser, esse aprendizado. Defendemos as potencialidades do ensino de Geografia escolar, recuperando as geograficidades na cotidianidade da escola, esta como parte do mundo vivido. Por meio da leitura das obras de Heidegger (1998, 2009, 2012), Dardel (2011), Wright (2014) e Lowenthal (1982), entre outros, discutiremos o ensino e o aprendizado na perspectiva de uma Geografia Humanista e Existencial, ressaltando a geograficidade e a experiência enquanto inerentes ao ser-no-mundo. As possibilidades de ensinar e aprender Geografia, por meio de uma intencionalidade pedagógica, apresentam-se como clareiras para recuperar o sentido da existência humana sobre a Terra.
Téléchargements
Références
ALVES, Cristiano Manoel. A escola como lugar para os imigrantes bolivianos em São Paulo. 2019. 77 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.
ARAÚJO, Danieli Barbosa de; MOURA, Jeani Delgado Paschoal. Lugares e lugaridades: jovens falam de desejos, atitudes e sentidos em seus mundos. Geografia, Ensino & Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 21-32, 2016.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2016.
CAPELLE SUESS, Rodrigo. Geografia Humanista e ensino-aprendizagem: perspectivas em Formosa-GO. 2016. 171 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2016.
GALVÃO FILHO, Carlos Eduardo Pontes. Por abismos... casas... mundos...ensaio de geosofia fenomenológica. Londrina: EDUEL, 2019.
DAL GALLO, Priscila Marchiori; MARANDOLA JR., Eduardo. O pensamento heideggeriano na obra de Éric Dardel: a construção de uma ontologia da Geografia como ciência existencial. Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia, v. 11, n. 16, p. 173-200, 2015.
DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DAVIM, David Emanuel Madeira; MARANDOLA JR., Eduardo José. O pensamento fenomenológico na educação geográfica: caminhos para uma aproximação entre cultura e ciência. Caderno de Geografia, v. 26, n. 47, p. 684-713, 2016.
DIAS, Juliana Maddalena Trifilio. Lugar geopsíquico: contribuições da psicanálise para uma epistemologia da geografia. 2019. 172 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários para a prática docente. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
HEIDEGGER, Martin. O conceito de experiência em Hegel. In: HEIDEGGER, Martin. Caminhos de floresta. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998. p. 141-239.
HEIDEGGER, Martin. Introdução à filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Campinas, SP: Editora da Unicamp; Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
HOLZER, Werther. A construção de uma outra ontologia geográfica: a contribuição de Heidegger. Geografia, v. 35, n. 2, p. 241-251, 2010.
KAHLMEYER-MERTENS, Roberto. Heidegger & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
KIRCHNER, Renato. Do ensinar e do aprender: reflexões em Martin Heidegger. In: CARVALHO, Alexandre Filordi de; AZEREDO, Vânia Dutra de (Orgs.). Filosofia e educação no mundo contemporâneo. São Paulo: Humanitas/FAPESP, 2016. p. 215-232.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LARROSA, Jorge (Org.). Elogio da Escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2018a.
LARROSA, Jorge; MALVACINI, Eduardo; RECHIA, Karen Christine; AUGSBURGER, Luiz Guilherme; FAVERE, Juliana de; CUBAS, Caroline Jaques. Desenhar a escola: um exercício coletivo de pensamento. In: LARROSA, Jorge (Org.). Elogio da Escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2018b. p. 249-270.
LOWENTHAL, David. Geografia, Experiência e Imaginação: em direção a uma epistemologia geográfica. In: CHRISTOFOLETTI, Antônio (Org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982. p. 103-141.
LOWENTHAL, David. The Past is a foreign country. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.
MARANDOLA JR., Eduardo. Heidegger e o pensamento fenomenológico em Geografia: sobre os modos geográficos de existência. Geografia, v. 37, n. 1, p. 81-94, 2012.
MARANDOLA JR., Eduardo. Geografias do porvir: a fenomenologia como abertura para o fazer geográfico. In: SPOSITO, Eliseu Savério; SILVA, Charlei Aparecido da; SANT'ANNA NETO, João Lima; MELAZZO, Everaldo Santos (Org.). A diversidade da geografia brasileira: escalas e dimensões da análise e da ação. Rio de Janeiro: Consequência Editora. 2016. p. 451-466.
MASSEY, Doreen. Pelo Espaço: uma nova política de espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MORUJÃO, Carlos. Verdade e Liberdade em Martin Heidegger. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.
NUNES, Fábio Pereira. Geografias produzidas no lugar: os saberes dos educandos adultos nas atividades do Projeto Educativo de Integração Social. 2009. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2009.
OLIVEIRA, Larissa Alves de. Deixar Aprender: o ensino de geografia como educação geográfica existencial. 2017. 70 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.
PAIVA, Marcela Elisa Beraldo. Para além do espaço escolar e a pergunta pelos modos de ser da autonomia na educação. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2020.
PUCHALSKI, Silvana. [Carto]grafias do lugar – a cidade de Figueira/PR na Geografia escolar. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2019.
WRIGHT, John. Terrae incognitae: o lugar da imaginação na Geografia. Geograficidade, v. 4, n. 2, p. 4-18, 2014.