O corpo coletivo na rua ajardinada
dimensões políticas e estéticas em estado de "pracialidade"
Mots-clés :
Pesquisa-Ação, Arte Relacional, Espaços comunais, Favela da MangueiraRésumé
Em análise, a reminiscência de um campo de investigação vibrátil: a experiência da pesquisa ação em uma rua escalonada na Mangueira, no Rio de Janeiro. A partir do estado movente e indeterminado dos corpos em sobe/desce pelas plataformas da Rua Icaraí, geramos um espaço a ser compartilhado, nos permitindo vivenciar, de modo estético, o caráter de insularidade que a Mangueira apresenta. Dejetos em acúmulo foram motivo de reflexão sobre defensividade ao enfrentarmos o problema do lixo e a incentivar trocas de mudas de plantas, a pintar os muros e a produzir mobiliário urbano, na criação do “Jardim da Tia Neuma”, em homenagem à matriarca. Os movimentos em temporalidades flutuantes e instáveis do grupo de artistas em experimentação em diálogo com os passantes e moradores instigam a novos modos de percepção sobre vivência em espaços da favela e sobre o que, a partir da arte, se pode intensificar nas formas de comunalidade.
Téléchargements
Références
BELLO, Lucimar. Cidades desenhantes, um desnorte. Anais... XIX ENANPAP: “Entre Territórios”. Cachoeira: UFCA, 2010. p. 1439-1452.
FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Gringo na lage. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
GLISSANT, Édouard. Introdução a uma Poética da Diversidade. Juiz de Fora: UFJF, 2001.
JACQUES, Paola. Estética da Ginga. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2011.
KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade de Julgar. Lisboa: INCM, 1992.
KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade do Juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
QUEIROGA, Eugênio. Concretudes e existências que se situam no tempo-espaço, participando da construção e da metamorfose da esfera da vida pública. Notícias ABASP. São Paulo: Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, n. 36, abril, 2001.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34, 2005.
SERRES, Michel. O mal limpo: poluir para se apropriar? Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.