Farinhada

Geopoética de um saber-fazer comunitário

Auteurs-es

  • Efigênia Rocha Barreto da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Jamille da Silva Lima-Payayá Universidade Estadual de Campinas

Mots-clés :

Geograficidade, Terra, Ancestralidade, Geografia dos sabores

Résumé

Sabor, alimentação e terra expressam sentidos geográficos nos modos de vida interculturais das comunidades do interior do país, como no sertão baiano. A geograficidade está implicada desde o manejo da terra, o plantio e a lida com as plantas em geral, até sua colheita e os diferentes processos de processamento e preparação dos alimentos. A farinhada é um bom exemplo, envolvendo desde o plantio das manivas no mandiocal e a colheita, até o processo comunitário preparação dos tubérculos para a produção da farinha e seus derivados, envoltos em um conjunto de saber-fazer comunitário e ancestral, o qual revela de diversas maneiras a lida, o cuidado e a responsabilidade para com a Terra. Propomos compreender esse processo como acontecer geopoético, fundado em saberes de uma ancestralidade pulsante atravessado pelo sentido telúrico e geográfico dos sabores.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Jamille da Silva Lima-Payayá, Universidade Estadual de Campinas

Professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Universidade Estadual de Londrina)

Références

BISPO DOS SANTOS, Antônio. A Terra dá, a terra quer. São Paulo: Piseagrama/UBU. 2023.

BISPO DOS SANTOS, Antônio. Colonização, Quilombos: modos e significações. Brasília: UnB, 2015.

DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

DE PAULA, Andréa Maria Narciso Rocha; CRISÓSTOMO, Adinei Almeida. “Sertão Sentido”: o correr da vida em uma comunidade tradicional no norte de minas gerais. Vivência, Revista de Antropologia, n. 60, p. 250-277, 2020.

DE PAULA, Fernanda Cristina. Sobre geopoéticas e a condição corpo-Terra. Geograficidade, v. 5, N. Especial, p. 50-65, Verão 2015.

FERREIRA, Marina Rossi. Degustando Lembranças: os sabores e a conformação de vínculo com o lugar. 250f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

GABARDO, Wagner. Habitar o terroir do vinho: o sentimento da paisagem de Mendoza, Argentina. GeoTextos, vol. 17, n. 1, p. 113-128. 2021.

GIRALDO, Omar. Afectividad ambiental: sensibilidad, empatía, estéticas del habitar. Chetumal, Quintana Roo, Mexico: El Colegio de la Frontera Sur: Universidad Veracruzana, 2020.

GRATÃO, Lúcia Helena Batista. Sabor e Paisagem – O que Releva o Pequi Nesta Imbricação de Ser e Essência Cultural. Geograficidade, v.4, p. 4-15. Número Especial, Outono 2014.

GRATÃO, Lúcia Helena Batista. Sabor & Paisagem à Luz de Bachelard. Geograficidade, v.2, n.1, p. 30-41. Verão 2012.

OLIVEIRA, Eduardo David. Filosofia da Ancestralidade: corpo e mito na filosofia da educação brasileira. Curitiba: Editora gráfica Popular, 2007.

OLIVEIRA, Edvaldo; LISBOA, Gerson dos Santos; SILVA, Vinicius de Amorim. O terroir como categoria geográfica: origem e abordagens conceituais. Geopauta, v. 6, p. 1-22, 2023.

NOGUEIRA, Maria Dina; WALDECK, Guacira. (Orgs). Mandioca: saberes e sabores da terra. IPHAN, Rio de Janeiro, 2006.

PALHARES, Virgínia de Lima. Uma Geografia Hedonista dos Saberes e dos Sabores. Geograficidade, v. 4, Número Especial, p. 25-35, Outono 2014.

SILVA, Efigênia Rocha Barreto da. Meu Punhado de Farinha: o sabor da ancestralidade no saber-fazer da farinha de mandioca no povoado de Jurema de Pedro Leite, São Gabriel, Bahia. 118 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Territoriais) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2024.

SOUZA JÚNIOR, Carlos Roberto de. Geopoéticas da Terra nas Entrelinhas do Lugar: travessias pela arte contemporânea. Goiânia: Editora UFG, 2024.

VERONA, Juliana Augusta; COMPIANI, Maurício. O Século XXI e a Força das Tradições na Pequena Cidade do Interior Baiano: exemplo das feiras livres e da produção artesanal de farinha de mandioca. Geograficidade, v. 6, n. 2, p. 71-83, Inverno 2016.

Téléchargements

Publié-e

2024-01-31

Comment citer

Silva, E. R. B. da, & Lima-Payayá, J. da S. (2024). Farinhada: Geopoética de um saber-fazer comunitário. Geograficidade, 14(1), 78-87. Consulté à l’adresse https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/62405

Numéro

Rubrique

Artigos