Aventuras da leitura de mitos em mapas / Adventures of the reading of myths in maps

Autores

  • Gisele Girardi Departamento de Geografia Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.30.a12871

Palavras-chave:

mitos em mapas, cartografia geográfica, leitura de mapas

Resumo

O texto apresenta um relato e uma reflexão sobre a trajetória de pesquisa da autora no que se refere à leitura de mitos em mapas (Dissertação de Mestrado “A Cartografia e os mitos: ensaios de leitura de mapas”, de 1997), com base nos trabalhos de Roland Barthes, Denis Wood/John Fels e John Brian Harley, na perspectiva de contribuir com uma crítica à Cartografia na Geografia. A proposta enfatizou a importância de ler mapas para, por eles, ler a sociedade e seus valores. É apresentado um breve panorama sobre produções em cartografia e linguística, sobre as discussões críticas da cartografia nos anos 1980/1990 e como estes influenciaram a proposição da pesquisa (“O trajeto”) e é abordado um exemplo de leitura de mitos com base em mapas topográficos (“Uma aventura”).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Girardi, Departamento de Geografia Universidade Federal do Espírito Santo

Professora no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo, com atuação na área de Cartografia Geográfica. Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (2003). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Ufes na linha de pesquisa "Espaço, Cultura e Linguagens".  Sub-Coordenadora do Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias da Ufes. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq POESI - Política Espacial das Imagens Cartográficas que tem como linhas de pesquisa "Linguagens Geográficas" e "Mapeamento Participativo" e compõe a rede de pesquisa "Imagens, Geografias, Educação".

Downloads

Publicado

2013-09-19

Como Citar

Girardi, G. (2013). Aventuras da leitura de mitos em mapas / Adventures of the reading of myths in maps. Geograficidade, 3(Especial), 22-30. https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.30.a12871