Da escuridão à claridade, da claridade à escuridão

velamentos e desvelamentos da experiência religiosa no lugar em Guiné-Bissau

Autores

  • Nelson Cortes Pacheco Junior

Palavras-chave:

Fenômeno religioso, Lugar, Des-velar, Modo de ser, Oralidade

Resumo

Segundo Heidegger, uma característica do nosso modo-de-ser é se desvelar ou velar para o outro, onde esse velamento pode fazer referência ao oculto. Porém, em determinadas situações, é justamente no escuro que se desvelam modos de ser que são responsáveis pela constituição de uma dada lugaridade, como aborda Odete Semedo sobre a vivência em Guiné-Bissau. Assim, buscamos refletir em relação ao compartilhamento de experiências e como estas contribuem para o des-velar do tchon (chão) guineense, mediante a experiência religiosa, sendo fundamental para tanto a oralidade. Tal fenômeno tem o seu acontecer de maneiras diferentes tanto nas comunidades rurais (tabancas), como nas áreas urbanas. Ressalta-se que o modo de ser de uma dada religiosidade está inserido na constituição do lugar e está influencia diretamente o cotidiano dos habitantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AMSELLE, Jean- Loup. Etnias e espaços para uma antropologia topológica. In: AMSELLE, Jean- Loup; M’BOKOLO, Elikia. Pelos meandros da etnia. Etnias, tribalismo e Estado em África. Mangalde: Edições Pedagogo, LDA, 2014.

APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai. A África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

AUGEL, Moema Parente. O Desafio do Escombro. Nação, Identidades e Pós-Colonialismo na Literatura de Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2007.

AWOLALU, Joseph Omosade. “Whats is African Tradicional Religion? Studies in Comparative Religion, 10, p. 4-20, 1976.

BELLO, Angela Ales. O sentido do sagrado da arcaicidade à dessacralização. Trad. Paulo Sérgio Lopes Gonçalves; Dilson Daldoce Junior. São Paulo: Paulus, 2019.

BIVAR, Manuel. Os Chãos dos Biafadas. Memória e território em Quinara, sul da Guiné-Bissau. Niterói: Ed. UFF, 2014.

BRIERLEY, Leslie. A obra evangélica na Guiné Portuguesa. Portugal d’Aquém d’Além Mar, 73, p. 63-64, 1955.

CARDOSO, Carlos; GONZÁLEZ, David. Reconstrução da História Contemporânea da Guiné-Bissau através da oralidade: abordagem, dificuldades e perspectivas. Soronda - Revista de Estudos Guineenses, 1, p. 39-67, 1986.

COULANGES, Numa-Denys Fustel de. A Cidade Antiga – Um Estudo da Religião, do Direito e das Instituições da Grécia e Roma. Trad. Frederico Pessoa de Barros. São Paulo: Montecristo Editora, 2021.

DARDEL, Eric. O Homem e a Terra. Natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2015.

ELIADE, Mircea. The myth of the eternal return. Cosmo and History. Princeton: Princeton University, 2005.

EKEKE, Emeka C.; EKEOPARA, Chike A. God, divinities and spirits in African traditional religious ontology. American Journal of Social and Management Sciences. Colorado, 1(2): 209-218, 2010.

FORMENTI, Ambra. Going for God: Mobility, Place and Temporality among Evangelical Guineans in Lisbon, 2014. Tese (Doutorado em Antropologia). Lisboa: Instituto de Ciências Sociais / Universidade de Lisboa, p. 341.

FORMENTI, Ambra. Rumo a uma fé global: História do movimento evangélico na Guiné-Bissau. Etnográfica, 21, p. 293-218, 2017.

HEIDEGGER, Martin. Fenomenologia da vida religiosa. Trad. Enio Paulo Giachini; Jairo Ferrandin; Renato Kirchner. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Trad. Marcia Sá Cavalcanti. Petrópolis: Editora Vozes / Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2018 a.

HEIDEGGER, Martin. Identidade e diferença. Trad. Ernildo Stein. Petrópolis: Editora Vozes 2018 b.

HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Trad. Maria da Conceição Costa. Coimbra: Edições 70, 2019.

LOPES, Carlos. A Guiné-Bissau a procura de um modelo social. Soronda – Revista de Estudos Guineenses, 1, p. 5-38, 1986.

LOPES, Pedro João Pereira. Religião Tradicional Africana em Moçambique: Seu Fundamento e Persistência. Debate: artes e cultura, p. 1-27, 2015.

MARANDOLA Jr, Eduardo. Lugar enquanto circunstacialidade. In: MARANDOLA Jr, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia. Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia e fenomenologia. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 2012.

MARANDOLA Jr, Eduardo. Fenomenologia do ser-situado. Crônicas de um verão tropical urbano. São Paulo: Editora UNESP, 2021.

MBITI, John Samuel. African Religions and Philosophy. Oxford: Heinemann Education Publishers, 1990.

PACHECO JUNIOR, Nelson Cortes. Da capital às tabancas: A lugaridade entre os guineenses e os missionários protestantes em Guiné-Bissau, 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia). Campos dos Goytacazes: Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional / Universidade Federal Fluminense, p. 164.

PACHECO JUNIOR, Nelson Cortes. Do asfalto à estrada de barro: vivências na tabanca de Sabor Balanta em Guiné-Bissau. Anais do evento em comemoração aos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IG-UNICAMP). Campinas: PPGGeo, 2022.

PACHECO JUNIOR, Nelson Cortes; BERNARDES, Antonio. O modo de ser da experiência protestante: vivências na tabanca de Quidete em Guiné-Bissau. In: OLIVEIRA, Jefferson Rodrigues de; SOUZA, José Vilmário de S. Conexões Geográficas 2: Múltiplos Olhares. Belém: RFB, 2021.

PACHECO JUNIOR, Nelson Cortes; BERNARDES, Antonio. Modos de ser e a constituição do lugar: compartilhando experiências no tchon guineense de Camabassai. Boletim GeoÁfrica, 4, p. 40-50, 2022.

RELPH, Edward. Reflexões sobre a emergência, aspectos e essência do lugar. Trad. Eduardo Marandola Junior. In: MARANDOLA Jr, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia. Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia e fenomenologia. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 2012.

ROSENDAHL, Zeny. Porto das Caixas: espaço sagrado da baixada fluminense, 1994. Tese (Doutorado em Geografia). São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas / Universidade de São Paulo, p. 266.

ROSENDAHL, Zeny. Espaço e Religião: Uma abordagem geográfica. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2004.

ROSENDAHL, Zeny. Espaço, Cultura e Religião: Dimensões de análise. In: CORRÊA, Roberto Lobato, ROSENDAHL. Introdução à Geografia Cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

ROSENDAHL, Zeny. Uma procissão na Geografia. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2018.

SARAMAGO, Ligia. A Topologia do Ser. Lugar, espaço e linguagem no pensamento de Martin Heidegger. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2008.

SEMEDO, Maria Odete da Costa Soares. As cantigas medievais e as cantigas de dito: uma leitura comparada possível. SCRIPTA, 20, p. 57-78, 2007.

SEMEDO, Maria Odete da Costa Soares. As Mandjuandadi: cantigas de mulher na Guiné-Bissau: da tradição oral à literatura, 2010. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua /Portuguesa. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, p. 451.

SEMEDO, Maria Odete da Costa Soares. Guiné-Bissau. História, culturas, sociedade e literatura. Belo Horizonte: Nandyala, 2011.

TEMPELS, Placide. Filosofía Bantú. El pensamento abstracto: el Ser Bantú, la fuerza y el poder. Barcelona: Ediciones Exodus, 2022.

TUAN, Yi-Fu. Geopiety: a theme in Man’s Attachment to Nature and to Place. In: LOWENTHAL, David; BOWDEN, Martyn J. Geographies of the mind. Essays in historical geosophy. New York: Oxford University Press, 1976.

TUAN, Yi-Fu. Sacred Space: explorations of an Idea. In: Butzer, Karl W. Dimensions of Human Geography. Essays on some familiar and neglected themes. Chicago: The University of Chicago, 1978.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Da escuridão à claridade, da claridade à escuridão: velamentos e desvelamentos da experiência religiosa no lugar em Guiné-Bissau. (2024). Geograficidade, 14(Especial), 36-48. https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/60802