José Veríssimo e a Proposta da Geografia Pátria na primeira República Brasileira vista através dos programas de Geografia do Gymnasio Nacional
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2003.v5i9.a13445Palavras-chave:
Historia da Geografia, Geografia Brasileira, Geografia Nacional, Educação Nacional, Gymnasio NacionalResumo
Resumo: O trabalho ora proposto tem como fonte de estudo a obra de um dos mais importantes intelectuais do final do século XIX, o crítico literário José Venssimo Dias de Matos - A Educação Nacional. Publicada em 1890, primeiro ano do regime republicano, foi a mais representativa e importante obra da vertente pedagógica do autor. Será analisada a proposta de implantação da Geografia Pátria para a Primeira República brasileira, apresentada por Veríssimo em A Educação Nacional e investigada sua repercussão no contexto nacional, entre os anos de 1892 e 19 12, através do exame dos conteúdos programáticos ministrados no Gymnasio Nacional, estabelecimento padrão de ensino oficial no Brasil à época. Para tanto, o trabalho está dividido em quatro partes. Na primeira, utilizando informações "biobibliográficas", procura-se apresentar a importância intelectual de José Veríssimo, situando-o no cenário cultural brasileiro da época. A segunda parte é dedicada à apresentação da Educação Nacional e da Geografia Pátria. A terceira, ao Gymnasio Nacional e aos programas de geografia. E, por fim, a quarta parte é dedicada à análise desses programas à luz das propostas de Veríssimo.Abstract: This study is based on the essay written by one of the mos! important scholar of lhe end of the XIX century, the book critic José Veríssimo de Dias de Matos - “A Educação Nacional” (National Education). This essay, published in 1890, thefirst year of the republican rule in Brazil, was the most representative and important from the author’s pedagogical works. This study aims basically to analyze the proposal for implementation of the Nation Geography during the Brazilian First Republic, presented by Veríssinio in “A Educação Nacional” and investigate the proposal repercussion in the country context between 1892 and 1912, through the examination of the contents of the National Lower Secondary School Program, which was Brazil official education standard at that time. The study is divided in four parts. In the first part, using “biobibliographical” information, I emphasize the intellectual importance of Jose Veríssimo as well as his role in that period Brazilian cultural scene. The second part is dedicated to introduce National Education and National Geography. In the third, I discuss the National Lower Secondary School and the geography programs. Finally, in the fourth part, I analyze these programs in view of Verissimo’s proposals.
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