Turismo no Estado do Rio de Janeiro: Ensaio de uma tipologia
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2003.v5i10.a13456Palavras-chave:
atividade turística, território fluminense, tipologiaResumo
O objetivo principal desse artigo é o de analisar os elementos condicionantes para o desenvolvimento da atividade turística em território fluminense, além de elaborar uma tipologia para as 41 localidades (cidades e vilas), com funções turísticas, considerando-se: a classificação da função turística, as atrações e eventos, e os tipos de hospedagem. Com base nestes elementos, distinguiu-se cinco tipos de localidades: Litorânea, Histórico/Rural, Rural/Ecológica e Aventura, Estância/Rural e Cultural/Rural. Isto posto, a atividade turística se reveste de grande importância como fator de interiorização do desenvolvimento econômico e social e o Estado do Rio de Janeiro, em decorrência de suas condições naturais e histórico-culturais, permite a promoção dessa atividade em seu território.Abstract:The presente article seeks to analyse the conditionant elements to the development of the touristic activity fluminense territory, yonder the elaboration of a typology to the 41 localities (cities and villagcs), with touristic functions, considering: the arrangement of touristic functions, the attactions and events, and the types of lodgings, Based on these elements, it was distinguished five types of localities: Coastal. Historical/Rural, Rural/Ecological and Adventure, Country Seat/Rural and Cultural/Rural. Thus, the touristc activity shows a great importance to the interiorization of the economic and social development and the State of Rio de Janeiro, through its natural and historic-cultural conditions, makes possible the promotion of this activity on its territory.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.