Política de Ética
A revista GEOgraphia segue os princípios da ética na publicação científica contidos no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE), disponível aqui: https://publicationethics.org/core-practices/. Estes padrões devem ser seguidos por editores, equipe editorial, avaliadores e autores.
RESPONSABILIDADES
Editores e equipe editorial
- Cabe aos editores e à equipe editorial, enquanto responsáveis pela Geographia, assegurar que haja o cumprimento das boas práticas e normas descritas a seguir.
- Devem manter a confidencialidade e privacidade em relação aos manuscritos, não divulgando informações a terceiros além dos autores, avaliadores, editores e demais membros da equipe do periódico;
- Em caso de envio de edições especiais ou suplementos patrocinados, deve seguir os mesmos trâmites utilizados na seleção de originais de forma geral, considerando o mérito do original, sem se deixar influenciar por questões comerciais.
- Se houver quaisquer queixas relacionadas a conflitos de interesses ou de natureza ética, o editor deve adotar políticas e procedimentos do periódico. Deve conceder aos autores o direito de resposta às reclamações, além de investigar e preservar documentos relacionados às reclamações.
Avaliadores
- Devem indicar se aceitam ou recusam o convite para a avaliação de originais, respeitando o prazo proposto para a revista. Desta forma, o periódico terá tempo hábil para o convite a outros pareceristas.
- Os artigos recebidos são confidenciais, não devem ser discutidos com outras pessoas ou expostos.
- O conteúdo dos originais não publicados não deve ser utilizado para fins de pesquisas por parte dos revisores e editores sem autorização dos autores.
- Contribuir com a tomada de decisão de aprovação e não aceite de originais. Assim sendo, as avaliações devem ser claras, objetivas e respeitosas, contendo orientações aos autores para melhoria do manuscrito.
- Ademais, os avaliadores devem notificar os editores caso sejam encontradas similaridades no manuscrito com outros originais publicados ou não.
Autores
- Não devem encaminhar à revista originais que tenham sido publicados em outro periódico.
- O mesmo original não deve ser submetido a mais de um periódico simultaneamente.
- Deve confirmar a originalidade do texto.
- Disponibilizar os dados de pesquisa, quando forem possíveis, e depositá-los em repositórios de dados para fins de compartilhamento e reuso.
- É responsabilidade do autor citar devidamente os textos que subsidiam a pesquisa que originou o trabalho, além disso, o autor deve obter permissão para a reprodução de conteúdos oriundos de outras fontes.
- Caso detecte imprecisões ou erros significativos no trabalho, deve notificar os editores da revista, para que haja a devida correção por meio de errata ou retratação do artigo. Caso a notificação de erro ou imprecisão seja oriunda de terceiros, a revista notificará o autor e este deverá corrigir, retratar ou disponibilizar evidências que contraponham a necessidade de correção do artigo.
CONFLITO DE INTERESSES
Pode ser de natureza pessoal, financeira/comercial, acadêmica, intelectual ou religiosa, em último caso, pode envolver mais de um dos pontos citados.
Dos editores: Devem avaliar os originais considerando a relevância da contribuição e seu mérito científico para a área do conhecimento na qual a revista se enquadra. Caso haja qualquer tipo de viés, os editores devem delegar outro editor como responsável pelo processo de avaliação do artigo.
Dos avaliadores: Após o convite para avaliação, caso o avaliador identifique qualquer conflito de interesse oriundo de vínculo com os autores, empresas ou instituições vinculadas ao original. O avaliador deve recusar o convite para revisão e declarar aos editores os seus conflitos de interesse. Exemplos de potenciais conflitos de interesse: (i) Se um dos autores tiver sido seu orientado, bolsista ou colaborador; (ii) Se você atua na mesma instituição de um dos autores; (iii) Caso o revisor tenha vínculo com a empresa objeto do estudo ou beneficiada pelo estudo.
Dos autores: Deve indicar no momento da submissão quaisquer tipos de conflito de interesse que possam influenciar/beneficiar os resultados oriundos da pesquisa que originou o artigo. Cabe aos autores divulgarem todas as fontes de fomento da pesquisa que originou o artigo. Alguns exemplos: (i) relacionamentos pessoais ou profissionais; (ii) interesse financeiros, tais como bolsas, emprego, consultorias, participação em agências de palestras e outros.
DEMAIS QUESTÕES A SEREM OBSERVADAS PELOS AUTORES
Política antiplágio
O plágio ou o uso de ideias e formulações verbais/escritas de outrem sem o devido crédito é eticamente inaceitável na comunidade científica.
Para publicar na Revista GEOgraphia, os autores devem responder à exigência de originalidade e ineditismo do artigo, no todo ou em parte, garantindo o crédito de todas as fontes e referências citadas no manuscrito.
A Revista GEOgraphia usa o software Plagius para a identificação de trechos e fragmentos de plágio e autoplágio nos artigos submetidos ao periódico.
Citações e referências
O autor deve utilizar somente textos que foram relevantes para a composição do trabalho, não deve haver autocitação excessiva e não condizentes com o conteúdo do original. Uma vez identificada tais práticas, a submissão será arquivada.
Publicação duplicada
Os autores, em hipótese alguma, devem submeter textos que foram publicados em outros periódicos ou que estejam em processo avaliativo em outras revistas. Uma vez que seja identificada a duplicidade, a submissão será rejeitada e arquivada. Se o autor encaminhar à revista o mesmo texto mais de uma vez, será considerada a última submissão, envios anteriores serão arquivados. Textos publicados em anais de eventos podem ser submetidos, pois não são considerados publicações duplicadas. Deve-se justificar o envio em comentários ao editor e desde que seja mantida a autoria dos colaboradores. Artigos que são decorrentes de teses e dissertações podem ser encaminhados à revista, contanto que haja a citação do trabalho no momento da submissão. Traduções podem ser submetidas, em seção específica, uma vez que tenha a devida autorização da revista onde ocorreu a primeira publicação, além disso, o documento publicado deve ter referência à primeira publicação.
Confidencialidade
A revista compromete-se a manter a confidencialidade de todos os processos dos textos submetidos, o mesmo se aplica aos editores e avaliadores do periódico. Caso haja algum tipo de acusação contra avaliadores e editores de uso indevido de ideias propostas em um original que esteja em processo avaliativo, o conselho editorial do periódico em conjunto com o departamento responsável pela revista tomará as ações cabíveis com base nas práticas básicas do COPE.
Inteligencia artificial
A revista Geographia utiliza Inteligência Artificial (IA) para a tradução do conteúdo de sua página.
Aceita-se o uso de IA para a tradução de títulos, resumos e palavras-chave do artigos, desde que haja a devida checagem/supervisão quanto à clareza da tradução.
Fabricação de dados
A fabricação e falsificação de dados é considerada prática antiética, pois impacta diretamente nos resultados da pesquisa. Caso a revista identifique quaisquer ações nesse sentido, a revista utilizará o Guia COPE para a resolução do problema. Se forem detectadas questões desta ordem em texto em processo de avaliação a submissão será arquivada, autores e suas instituições serão notificadas. Caso trate de um artigo publicado o mesmo será retratado.
Autorização de terceiros
Os autores devem ter autorização dos participantes do estudo, a declaração deve ser encaminhada junto ao manuscrito. Se necessário, e quando solicitado pela revista, os autores devem fornecer cópias das autorizações assinadas e datadas pelos participantes.
Ações para resolução de más práticas
Uma vez que a revista seja informada de má conduta ou comportamento antiético, a pessoa que informar o editor deve fornecer provas e quaisquer tipos de informações que embasam a sua queixa. O editor deve iniciar uma investigação amparada pelo conselho editorial do periódico, caso seja necessário. É necessário ter um conjunto de provas relativas à queixa para serem tomadas decisões. Algumas ações podem ser tomadas:
- Informe aos atores envolvidos quanto às más práticas.
- Envio de repúdio de má conduta como forma de aviso para evitar o mesmo comportamento futuramente.
- Publicação de aviso relativo à má conduta.
- Publicação de editorial com o detalhamento da má conduta.
- Comunicação formal à instituição à qual o pesquisador é vinculado e/ou à agência de fomento.
- Retirada do avaliador ou da publicação do autor.
- Suspender o autor do envio de novas submissões.
- Encaminhar o caso para autoridade ou organização competente para que haja investigações aprofundadas e responsabilização legal.