O abrigo de informações ascendentes na região de Campinas: as rádios livres e a versão periférica da dinâmica urbana
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2015.v17i34.a13717Keywords:
Campinas, Território, Rádios livres, Periferia urbana, Informação ascendenteAbstract
Buscamos analisar as dinâmicas socioterritoriais na cidade de Campinas, destacando a circulação de informações. Com este intuito, pretendemos contribuir para o entendimento do circuito em torno das rádios livres nesta região. A dinâmica deste circuito radiodifusor FM implica o uso de objetos técnicos - desde transmissores, até antenas de rádio - e um considerável número de ações, que fazem circular espessuras ascendentes por toda a urbe. Nosso inventário demonstra que as rádios livres são abrigadas nas periferias de Campinas e das cidades de seu entorno. Tais emissoras agem de uma maneira alternativa aos padrões impostos pelas grandes empresas de informação, sinalizando para táticas de resistência cultural, a partir da difusão, na maioria dos casos, de uma produção fonográfica lugarizada. Indagamos-nos sobre as possibilidades de melhor articular a comunicação na metrópole atual, lugar de diferentes temporalidades.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.