Empreendedorismo popular e ascensão social em diferentes contextos urbano-regionais: uma análise preliminar em dois bairros populares na Bahia

Autores/as

  • Angelo Serpa Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2015.v17i34.a13713

Palabras clave:

Empreendedorismo Popular, Ascensão Social, Bairros Populares, Comércio e Serviços, Bahia.

Resumen

Neste artigo são apresentados os fundamentos da pesquisa Empreendedorismo popular e ascensão social em diferentes contextos urbano-regionais e os primeiros resultados de dois estudos de caso: no bairro Tomba - em Feira de Santana (território do Portal do Sertão) - e no bairro Paripe, em Salvador (território Metropolitano). Parte-se da análise de um fenômeno novo, que vem se manifestando nos bairros populares das cidades brasileiras, que apresentam cada vez mais moradores com renda mais elevada e em processo de “ascensão social” relativa. Tais áreas vêm se tornando mais complexas e autossuficientes, com a multiplicação de subcentros (e sua diversificação). Foram catalogados e mapeados os estabelecimentos comerciais e de serviços localizados no Tomba e em Paripe, assim como aplicados questionários junto aos consumidores e empreendedores visando delinear seu perfil nos núcleos comerciais e de serviços mais significativos. Com a caracterização dos empreendimentos e do perfil de consumidores e empreendedores, iniciaram-se as entrevistas com empreendedores amostrados entre aqueles que responderam aos questionários na primeira fase da pesquisa, de modo a caracterizá-los quanto à sua posição e sua condição na estrutura social, enfatizando suas trajetórias e seu capital (social, cultural e econômico). Essas entrevistas permitiram inferir que a ascensão na estrutura social dos entrevistados implica o endividamento e o empobrecimento do capital social que dispõem. O capital escolar/cultural permanece praticamente inalterado - a continuidade dos estudos dependendo de um enorme esforço pessoal daqueles que se dispõem a fazê-lo. São fortes os indícios de que esta ascensão se dá mais pela inserção no consumo do que por um incremento dos anos de escolaridade ou por participação em eventos e manifestações culturais. Por outro lado, percebe-se também que esta inserção pode interferir nas relações sociais dos bairros populares analisados - com o empobrecimento do capital social de empreendedores (e consumidores), em suas trajetórias ascendentes na estrutura social das cidades e regiões onde atuam, com consequências, portanto, na estrutura social dos bairros como um todo.

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Biografía del autor/a

Angelo Serpa, Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia

Angelo Serpa é professor titular de Geografia Humana da Universidade Federal da Bahia (UFBA); bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq; editor da revista GeoTextos; docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Geografia e em Arquitetura e Urbanismo da UFBA; doutor em Planejamento Paisagístico e Ambiental pela Universität für Bodenkultur Wien, com pós-doutorado em Planejamento Urbano-Regional pela Universidade de São Paulo e em Geografia Cultural e Urbana realizado na Université Paris IV e na Humboldt Universität zu Berlin. É autor, coautor e organizador de diversos livros, entre os quais Lugar e mídia (2011) e O espaço público na cidade contemporânea (2007), publicados pela Editora Contexto, Cidade Popular (2007), Espaços Culturais (2008) e Visões do Brasil (2012), editados pela EDUFBA.

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Publicado

2015-11-16

Cómo citar

Serpa, A. (2015). Empreendedorismo popular e ascensão social em diferentes contextos urbano-regionais: uma análise preliminar em dois bairros populares na Bahia. GEOgraphia, 17(34), 94-120. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2015.v17i34.a13713

Número

Sección

Artigos