MILITARIZAÇÃO VOLUMÉTRICA NO RIO DE JANEIRO: ENTRE O TRÁFICO DE DROGAS E O POLICIAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2018.v1i44.a14412Resumen
Este estudo discorre sobre o processo de militarização volumétrica no Rio de Janeiro, que se dá por empregar dispositivos de vigilância fundados no controle de volumes em vez de áreas ou redes. Tais perspectivas se concretizam em virtude da territorialização dos traficantes de drogas ilícitas nas favelas e nos bairros segregados e da intervenção por parte do Estado via a instalação das Unidades da Polícia Pacificadora (UPPs). Argumenta-se que a militarização em curso no Rio de Janeiro tem transfigurado o espaço urbano e produzido um espaço de batalha complexo, acentuando os conflitos intestinais que ocorrem nas favelas e áreas segregadas da cidade.
Palavras-chave: Volume Político. Militarização. Espaço de Batalha.
VOLUMETRIC MILITARIZATION IN RIO DE JANEIRO: BETWEEN DRUG TRAFFICKING AND POLICING
Abstract: This study deals with the process of volumetric militarization in Rio de Janeiro, which is due to the use of surveillance devices based on the control of volumes rather than areas or networks. Such perspectives are materialized by the territorialisation of illicit drug traffickers in segregated slums and neighborhoods and by state intervention through the installation of the Pacifying Police Units (UPPs in Portuguese). It is argued that the militarization under way in Rio de Janeiro has transfigured urban space and produced a complex battlespace, accentuating the intestinal conflicts that occur in favelas and segregated areas of the city.
Keywords: Political Volume. Militarization. Battlespace
MILITARIZACIÓN VOLUMÉTRICA EN RÍO DE JANEIRO: ENTRE EL TRÁFICO DE DROGAS Y LA POLICÍA
Resumen: Este estudio discurre sobre el proceso de militarización volumétrica en Río de Janeiro, que se da por emplear dispositivos de vigilancia fundados en el control de volúmenes en lugar de áreas o redes. Tales perspectivas se concretan en virtud de la territorialización de los traficantes de drogas ilegales en las favelas y barrios segregados y de la intervención por parte del Estado vía la instalación de las Unidades de la Policía Pacificadora (UPPs). Se argumenta que la militarización en curso en Río de Janeiro ha transfigurado el espacio urbano y producido un espacio de batalla complejo, al acentuar los conflictos intestinales que ocurren en las favelas y áreas segregadas de la ciudad.
Palabras clave: Volumen Político. Militarización. Espacio de Batalla.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.