ESCREVIVENDO COM CONHECIMENTOS LOCAIS: REFLEXÕES DE UMA PESQUISADORA-NEGRO-EDUCADORA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2022.v24i53.a55626

Palavras-chave:

conhecimentos locais, escrevivência, decolonialidade, geografias negras

Resumo

As reflexões e proposições contidas neste artigo dizem respeito a estudos e práticas que realizei tanto na academia quanto na educação básica durante o contexto de Pandemia de Covid-19, mais detidamente no primeiro semestre do ano de 2021. Tal investigação tem como objetivo trazer leituras, práticas empíricas e subjetivas baseadas em conhecimentos locais que foram sistematizados pelo movimento negro brasileiro, de acordo com a educadora Nilma Lino Gomes. A ênfase teórica é a do pensamento decolonial e a técnica metodológica advém do conceito de “escrevivências”, da escritora Conceição Evaristo que, como o antropólogo Arturo Escobar e o educador Paulo Freire, rejeita a separação entre o conhecer e o fazer. Ademais, minha escrita questiona radicalmente as relações binárias e assimétricas entre natureza e cultura, local e global, teoria e prática. Como resultado, este artigo apresenta uma crítica ao pensamento globalizante (desenvolvimentista), que invisibiliza corpos e cosmopercepções de grupos que foram oprimidos pelo sistema-mundo (moderno) capitalista. A conclusão é de que a dimensão do lócus de enunciação por meio do “corpo-território” pode contribuir para produção de “glocalidades”, como suspeito acontecer por intermédio da rede de geógrafos/as negros/as, que inicialmente esteve em investigação em meu doutorado. Redes que, como as Geografias feministas, não são exclusivas do Brasil, mas que encontram ressonâncias nas ações que buscam a luta por emancipação política, social e econômica. Uma tarefa que se pretende decolonial na teoria e prática.

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

Alves, A. N. R. . (2022). ESCREVIVENDO COM CONHECIMENTOS LOCAIS: REFLEXÕES DE UMA PESQUISADORA-NEGRO-EDUCADORA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 . GEOgraphia, 24(53). https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2022.v24i53.a55626

Edição

Seção

Dossiê - Geografia e descolonialidade desde uma perspectiva latino-americana