(Re)lendo Políbio: Teoria política e religião romana
DOI:
https://doi.org/10.22409/rh.v1i1.10526Palavras-chave:
Políbio, religião romana, modelos interpretatvos.Resumo
No Livro 6 de suas Histórias, Políbio não inclui a religião romana como um elemento lógico de sua análise da “consttuição” romana, apesar de conteúdos e elementos religiosos surgirem em muitas passagens da obra. Apresento neste artgo uma reflexão sobre a distância entre os conceitos e modelos interpretatvos que fundamentam as Histórias e a vida pública e privada romanas na chamada República Média, cuja compreensão, em nossos dias, demanda a observação de conte údos, ações e crenças da religio romana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-07-02
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Hélade, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação.