O Cinema como recurso para o ensino da História Antiga: monacato e ascetismo em Simón del Desierto, de Buñuel

Autores

  • Gilvan Ventura da Silva
  • Érica Cristhyane Morais da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22409/rh.v1i1.10527

Palavras-chave:

História Antga, Ensino de História, Cinema, Monacato, Luís Buñuel

Resumo

No presente artgo, temos por fnalidade refletir sobre a maneira pela qual o flme de Buñuel acerca de Simeão Estlita (c. 390-459), um dos mais notáveis
representantes do monacato sírio, pode nos trazer informações, não apenas a respeito das correntes religiosas próprias da Antguidade Tardia, mas também do contexto histórico do diretor, o que consttui um exercício de interpretação capaz de elucidar, em alguma medida, o potencial pedagógico do cinema para o ensino da História Antga. Trataremos, em primeiro lugar, das conexões entre História e cinema. Em seguida, traçaremos, em breves linhas, o percurso do monacato sírio desde os seus primórdios até o século V, época na qual viveu Simeão. Feito isso, nos dedicaremos à análise da obra, buscando compreender como a narratva flmica da vida e dos feitos do monge contribui para a compreensão
de alguns aspectos da Antguidade Tardia, em especial aqueles de natureza sociorreligiosa, mas sem perder de vista o contexto no qual o flme foi produzido, o que nos remete ao tempo e às preocupações de Buñuel.

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Publicado

2015-07-02