O FESTIVAL DO RISO NAS METAMORFOSES DE APULEIO: UM ARQUÉTIPO DE FESTIVAL GRECO-ROMANO? APLICAÇÃO DE UMA ABORDAGEM POLITÉTICA

Autores

  • Braulio Costa Pereira Doutorando e Mestre do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.22409/rh.v2i2.10573

Palavras-chave:

Apuleio, Metamorfoses, Festival do Riso, festival greco-romano.

Resumo

No presente trabalho, apresenta-se uma análise do episódio do Festival do Riso nas Metamorfoses de Apuleio (II, 31 – III, 18) à luz da abordagem politética demonstrada por Jon W. Iddeng para a definição e classificação dos festivais greco-romanos. Pretende-se demonstrar como Apuleio, ao descrever um festival que se acredita completamente fictício, utilizou-se de seus conhecimentos e experiências pessoais do que seria um festival para a construção do episódio, criando assim um modelo arquetípico de festival grecoromano. O Festival do Riso apresentaria, portanto, características centrais dos festivais greco-romanos como são definidos por Iddeng (2012).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Braulio Costa Pereira, Doutorando e Mestre do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Bacharel em Letras: Português-Latim pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Mestre em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Doutorando em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrante do grupo de pesquisa ATRIVM, da UFRJ. Atua como Professor Substituto de Língua e Literatura Latina na Universidade Federal do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2016-10-08