A ORDEM ASTRAL: A AÇÃO DO PRINCEPS OTÁVIO AUGUSTO PELA LEGITIMIDADE DO SEU PODER

Autores

  • Ana Teresa Marques Gonçalves Professora Associada 4 de História Antiga e Medieval na Universidade Federal de Goias (UFG).
  • Rodrigo Santos Monteiro Oliveira Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História – UFG.

DOI:

https://doi.org/10.22409/rh.v3i1.10581

Palavras-chave:

Propaganda, Poder, Astrologia, Otávio Augusto.

Resumo

Voltamos o nosso olhar para as relações políticas durante o Principado romano em uma tentativa de compreender nossas experiências do presente. Assim agindo, percebemos que líderes romanos já articulavam suas ideias perante um vasto e heterogêneo público. Sendo assim, propagar uma boa imagem não seria uma necessidade apenas para o princeps (ou atual): Senado, povo de Roma e províncias precisavam adotar certas posturas a fim de obterem, também, benefícios. Um jogo de poder era estabelecido, e para entendê-lo, destacamos o governo de Otávio Augusto. Analisamos tal período, pois representa uma ruptura entre dois momentos da História romana (República e Principado), ao mesmo tempo em que este líder promoveu, ao considerarmos suas posturas e discursos, uma continuidade de elementos tradicionais republicanos. Ou seja, o discurso aludia à sua prática, e convencia os demais de sua legitimidade. Em busca de ordenamento, Marco Manílio, autor de Astronomicas, acabou por nos proporcionar novas ferramentas para a realização desta análise; até os astros explicam os poderes atribuídos à Otávio, ao Senado e ao povo romano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Teresa Marques Gonçalves, Professora Associada 4 de História Antiga e Medieval na Universidade Federal de Goias (UFG).

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2002)

Rodrigo Santos Monteiro Oliveira, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História – UFG.

Mestre em História (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás. Desenvolve pesquisa em História Antiga, com interesse em literatura, religião, magia e astrologia no Mundo Antigo.

Downloads

Publicado

2017-08-09