UM CONTO DE DUAS CIDADES: ENSAIO SOBRE A MOBILIZAÇÃO PARA A GUERRA NA ATENAS CLÁSSICA E NA PARIS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Autores

  • Guilherme Moerbeck Departamento de Arquitetura e Urbanismo da ESDI/UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.22409/rh.v2i3.10972

Palavras-chave:

Guerra, Identidade, Grécia Clássica, Primeira Guerra Mundial, Arte, Tragédia Grega.

Resumo

Este ensaio definitvamente é um pastiche, envolve reflexões cruzadas que tive durante o mestrado, doutorado e por ocasião de um convite para uma mesa redonda no Museu Naval do Rio de Janeiro, que concernia aos cem anos da Primeira Guerra Mundial. Na primeira parte, discutirei aspectos gerais sobre os combates bélicos, com ênfase nos processos de identifcação étnica e como esse elemento se constitui como catalizador para as formas de mobilização para a guerra. Na segunda parte, focarei os problemas relativos à apropriação, no mundo contemporâneo, de uma ideologia heroica antiga acerca da guerra que foi expressa, sobretudo, em certos círculos alemães nos anos que antecederam a Primeira Guerra Mundial; foi o que chamei de latência do heroico. Na terceira parte, estabeleço aproximações entre a guerra e as estratégias de identificação, que utlizam o elemento étnico como fomentador da alteridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Moerbeck, Departamento de Arquitetura e Urbanismo da ESDI/UERJ.

Doutor em História pela UFF e Visiting Research Fellow no Department of Classics da Brown University. Pós-doutor em Ensino de História pelo PPHPBC do CPDOC/FGV-Rio. Atualmente, é professor de História da Arte e Arquitetura no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da ESDI/UERJ e também é pesquisador de pós-doutorado no Laboratório de Estudos Sobre a Cidade Antiga – LABECA/MAE/USP.

Downloads

Publicado

2016-12-09