OLHARES SOBRE AS MULHERES DA ANTIGUIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS: (DES)CONSTRUINDO ESTERIÓTIPOS DE GÊNERO?
DOI:
https://doi.org/10.22409/rh.v4i1.13283Palavras-chave:
História das Mulheres, Gênero, Livro didáticoResumo
Desde a década de 1960, os estudos relativos às mulheres vêm se ampliando e suas histórias, que foram praticamente ignoradas pelos historiadores até então, começam a ser investigadas. Atualmente, as histórias da fgura feminina e as questões de gênero são temáticas consagradas na academia. Entretanto, nem sempre o que está sendo debatido pelos círculos acadêmicos alcança a sociedade de uma forma geral, e nem as escolas. Para compreender como tais temas estão sendo abordados em sala de aula, a presente pesquisa se propôs a analisar cinco livros didáticos de História do 6º ano do Ensino Fundamental II, integrantes das quatorze coleções aprovadas do PNLD de 2017, que tratam de mulheres em variadas sociedades da Antiguidade. O estudo foi realizado a partir das perspectivas do currículo pós-estruturalista multicultural e das próprias questões relativas ao gênero.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-08-02
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Hélade, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação.