OLHARES SOBRE AS MULHERES DA ANTIGUIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS: (DES)CONSTRUINDO ESTERIÓTIPOS DE GÊNERO?

Autores

  • Mariane Pizarro de Souza UNESP/Araraquara
  • Lourdes Conde Feitosa UNESP/Araraquara.

DOI:

https://doi.org/10.22409/rh.v4i1.13283

Palavras-chave:

História das Mulheres, Gênero, Livro didático

Resumo

Desde a década de 1960, os estudos relativos às mulheres vêm se ampliando e suas histórias, que foram praticamente ignoradas pelos historiadores até então, começam a ser investigadas. Atualmente, as histórias da fgura feminina e as questões de gênero são temáticas consagradas na academia. Entretanto, nem sempre o que está sendo debatido pelos círculos acadêmicos alcança a sociedade de uma forma geral, e nem as escolas. Para compreender como tais temas estão sendo abordados em sala de aula, a presente pesquisa se propôs a analisar cinco livros didáticos de História do 6º ano do Ensino Fundamental II, integrantes das quatorze coleções aprovadas do PNLD de 2017, que tratam de mulheres em variadas sociedades da Antiguidade. O estudo foi realizado a partir das perspectivas do currículo pós-estruturalista multicultural e das próprias questões relativas ao gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Pizarro de Souza, UNESP/Araraquara

Graduada em História e Especialista em História, Cultura e Poder pela Universidade do Sagrado Coração (USC, Bauru/SP). Mestranda em Educação Sexual pela UNESP/Araraquara.

Lourdes Conde Feitosa, UNESP/Araraquara.

Doutora em História Cultural. Professora do curso de História da USC e do Mestrado em Educação Sexual da UNESP/Araraquara.

Downloads

Publicado

2018-08-02