A ROTA DO ESTANHO: GADIR E O COMÉRCIO FENÍCIO NO NOROESTE DA IBÉRIA (SÉCULOS IV – II A.C.)

Autores

  • Eduardo Ferrer-Albelda
  • Francisco J. García Fernández
  • Antonio M. Sáez Romero
  • Javier Rodríguez-Corral
  • Pedro Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.22409/rh.v5i2.42485

Palavras-chave:

Cassitérides, Projeto Estrímnines

Resumo

O comércio mediterrânico com as comunidades do Noroeste da Ibéria é um fenômeno histórico que recebeu certa atenção por parte dos acadêmicos unicamente nas duas últimas décadas, apesar de serem relativamente frequentes os achados de produtos de proveniência mediterrânica ou da área do Estreito de Gibraltar em contextos de finais da Idade o Ferro. Recentemente, o Projeto de Investigação La ruta de las Estrimnides. Comercio mediterráneo e interculturalidad en el noroeste de Iberia (HAR2015-68310-P) teve como objetivo o estudo sistemático destes materiais meridionais para incluí-los num contexto espacial e temporal, assim como numa estrutura econômica e comercial: rotas de navegação, escalas, ritmos e frequência das viagens, produtos que circularam em ambas as direções e, sobretudo, mecanismos de controle e grupos poder, diretos ou indiretos, implicado neste movimento de pessoas, produtos e ideias. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ferrer-Albelda

Atualmente trabalha no Departamento de Pré-História e Arqueologia da Universidade de Sevilha. Eduardo faz pesquisa em Historiografia e Arqueologia. A publicação mais recente é “Mudança cultural e transformação de paisagens do vale do baixo Guadalquivir entre a República e o Império”. Para consultar demais publicações do autor: https://us.academia.edu/EduardoFerrer.

Francisco J. García Fernández

Professor Titular do departamento de Pré-História e Arqueologia da Universidade de Servilla.

Antonio M. Sáez Romero

Professor do departamento de Pré-História e Arqueologia da Universidade de Sevilla. Doutor
pela Universidade de Cádiz (2014) com a tese “Alfares y saladeros de Gadir. Una aproximación arqueológica a la economía conservera de la Bahía de Cádiz en época púnica y tardo púnica (siglos –VI a –I)” . Desde 2005, também esteve envolvido no desenvolvimento de projetos de pesquisa arqueológica na Espanha, Itália, Marrocos e Grécia. Para consultar demais publicações do autor:
https://us.academia.edu/AntonioSaezRomero.



Javier Rodríguez-Corral

Javier Rodríguez-Corral é membro do GEPN-AAT da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. É especialista em arqueologia teórica e arqueologia da Europa Atlântica no primeiro milênio aC. Para consultar demais publicações do autor: http://usc-es.academia.edu/JavierRodr%C3%ADguezCorral.

Pedro Albuquerque

Doutor em História, especialidade em Arqueologia, pela Universidade de Lisboa, com a tese “Tartessos: a construção de identidades através do registo escrito e da documentação arqueológicas: um estudo comparativo”. Atualmente atua como pesquisador Bolseiro na FCT, Uniarq e Universidade de Sevilha, com um projeto sobre o povoamento proto-histórico e
patrimônio na fronteira hispano-portuguesa do Baixo Guadiana. Para demais obras do autor, consultar: https://lisboa.academia.edu/PedroAlbuquerque.

Downloads

Publicado

2020-05-05

Edição

Seção

Dossiê Temático - Fenícios