A ROTA DO ESTANHO: GADIR E O COMÉRCIO FENÍCIO NO NOROESTE DA IBÉRIA (SÉCULOS IV – II A.C.)
DOI:
https://doi.org/10.22409/rh.v5i2.42485Palavras-chave:
Cassitérides, Projeto EstrímninesResumo
O comércio mediterrânico com as comunidades do Noroeste da Ibéria é um fenômeno histórico que recebeu certa atenção por parte dos acadêmicos unicamente nas duas últimas décadas, apesar de serem relativamente frequentes os achados de produtos de proveniência mediterrânica ou da área do Estreito de Gibraltar em contextos de finais da Idade o Ferro. Recentemente, o Projeto de Investigação La ruta de las Estrimnides. Comercio mediterráneo e interculturalidad en el noroeste de Iberia (HAR2015-68310-P) teve como objetivo o estudo sistemático destes materiais meridionais para incluí-los num contexto espacial e temporal, assim como numa estrutura econômica e comercial: rotas de navegação, escalas, ritmos e frequência das viagens, produtos que circularam em ambas as direções e, sobretudo, mecanismos de controle e grupos poder, diretos ou indiretos, implicado neste movimento de pessoas, produtos e ideias.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-05-05
Edição
Seção
Dossiê Temático - Fenícios
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Hélade, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação.