RESTITUTA VETERE LOCORUM: AS LOCALIZAÇÕES E AS APROPRIAÇÕES DAS CASSITÉRIDES NUMA PERSPECTIVA HISTORIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/rh.v5i2.42488Palabras clave:
Cassitérides, Projeto EstrímninesResumen
O topónimo Cassitérides (ilhas do estanho) documenta-se pela primeira vez nas Histórias de Heródoto no século V a.C., sem que o autor proporcione uma localização precisa. Os textos posteriores mencionam um arquipélago situado junto às costas do Noroeste da Península Ibérica. Neste trabalho estudamos as possíveis fontes de conhecimento sobre estes territórios na época arcaica, no contexto da configuração de uma “geografia dos recursos”, bem como a receção destes textos na historiografia moderna. Esta, por sua vez, caracteriza-se pela elaboração de discursos nos quais se reivindica a pertença destas ilhas a Inglaterra (Ilhas Scilly) ou à Galiza, partindo da exegese das fontes e de propostas de etimologia, quer do topónimo, quer de palavras relacionadas. Discutem-se, em último lugar, os dados arqueológicos recentemente analisados no Projecto Estrímnides, que reforçam a hipótese de que estas ilhas se localizavam nas costas galegas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2020-05-05
Número
Sección
Dossiê Temático - Fenícios
Licencia
Ao encaminhar textos à Revista Hélade, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação.