RECESSÃO GENGIVAL EM CANINOS ORTODONTICAMENTE ALINHADOS: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

  • Gustavo Vicentis de Oliveira Fernandes Fernando Pessoa University - Porto, Portugal
  • Filipe Castro Fernando Pessoa University - Porto, Portugal
  • Anthony Farsoun European Center of Postgraduation, Porto, Portugal
  • Joseph Farsoun Private Office, Ireland
  • Juliana Campos Hasse Fernandes Private Office, Ann Arbor, MI, U.S.A.
  • Gustavo Vicentis de Oliveira Fernandes University of Michigan School of Dentistry

DOI:

https://doi.org/10.22409/ijosd.v3i62.57027

Resumo

Introdução: O tracionamento ortodôntico de caninos inclusos representa um grande desafio para a Ortodontia. A exposição cirúrgica do canino impactado e a complexa mecânica ortodôntica aplicada para alinhar o dente de volta ao arco podem levar a complicações envolvendo os tecidos de suporte, induzindo recessão gengival quando os dentes são movimentados para fora do osso alveolar. Objetivo: O objetivo deste estudo foi apresentar uma revisão bibliográfica atualizada dos principais resultados periodontais encontrados na literatura após o manejo clínico de caninos impactados e a prevalência de recessão gengival. Materiais e métodos: Foram feitas pesquisas eletrônicas no PubMed, PMC e MedLine até junho de 2020 e uma listas de referência de publicações relevantes foram usadas para identificar estudos que avaliaram o estado periodontal de caninos impactados e tracionados ortodonticamente. Ensaios clínicos controlados e randomizados, revisões de literatura, revisões sistemáticas, estudos em humanos, metanálises e textos que tiveram pelo menos uma ocorrência relacionada a recessão gengival, desfechos periodontais e caninos impactados tracionados ortodonticamente, seja por vestibular ou palatino, foram os critérios de elegibilidade. Resultados: Foram encontrados 691 artigos em busca livre. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, 7 artigos relevantes foram subtraídos, sendo esses resultados mais frequentes para caninos superiores. Conclusão: Atualmente, não há evidências claras para determinar qual técnica cirúrgica é melhor para descobrir caninos em termos de resultados periodontais. Os resultados encontrados afirmaram que clinicamente as evidências foram insignificantes quando comparadas a dentes normalmente erupcionados.

Palavras-chave: “Recessão Gengival”; “Tracionamento Ortodôntico”; “Canino impactado”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Vicentis de Oliveira Fernandes, Fernando Pessoa University - Porto, Portugal

Doutorando em Odontologia (PPGO) - UFF (2012); Mestre em Ciências Médicas - UFF (2011); Especialização em Implantodontia - UFF (2011); Graduação - Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (2008).

2005 - Pesquisador do Laboratório de Bioengenharia, Materiais e Mineralização Biológica e da Unidade de Pesquisas Clínicas da Universidade Federal Fluminense (http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0005402JSZ93DK), que foca os seguintes temas: enxerto autógeno, alógeno, aloplástico e xenogênico, reparo ósseo, biologia óssea, defeito de tamanho crítico, subcutâneo, osteogênese ectópica em animais de pequeno e médio porte e análise morfométrica (histomorfometria), esteriológica (esteriologia), pesquisas com células tronco e laser de baixa potência.

2012 - Docente: Universidade Salgado de Oliveira (Periodontia I e II, Anatomia da Cabeça e Pescoço e OTC II - Graduação); Atualização em Periodontia e Iniciação em Implantodontia (Universo); Especialização em Implantodontia - Áreas conexas (Universo); Especialização em Implantodontia (Odontoclínica Central do Exército - OCEx / RJ) - até Jan./2013.

 

Desde 2012 - Professor colaborador do Grupo Periodontia Implantes (http://www.perioimplante.com/).

Downloads

Publicado

2023-06-01

Edição

Seção

Artigos