HIPOMINERALIZAÇÃO MOLAR-INCISIVO EM PACIENTES ODONTOPEDIÁTRICOS: REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.22409/h7zcsb87Resumen
O objetivo desta revisão de literatura foi compilar e discutir acerca da Hipomineralização Molar-Incisivo em pacientes odontopediátricos, bem como suas características clínicas, possíveis causas e prevalência, considerando os diferentes tratamentos propostos para esse defeito de desenvolvimento do esmalte dentário, afim de minimizar o impacto desta condição em pacientes infantis. Uma pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados PubMed/MEDLINE, SciELO e Google Acadêmico, sem restrição de ano de publicação e idioma. Após a seleção dos estudos, 16 artigos científicos foram incluídos nesta revisão. A Hipomineralização Molar-Incisivo é um defeito de desenvolvimento do esmalte que está relacionada à qualidade desse tecido dentário. Sua etiologia ainda é indefinida, entretanto, está relacionada a uma combinação de fatores genéticos, epigenéticos, locais, sistêmicos e ambientais. Uma vez diagnosticada, o profissional deve alertar o paciente e seu núcleo familiar acerca das implicações clínicas desta alteração, especialmente considerando hipersensibilidade, fraturas do esmalte e cárie. A prevalência desta condição apresenta uma grande variação entre os estudos disponíveis na literatura. As opções de tratamento dependem diretamente do grau de severidade das opacidades e do dente em que a alteração está presente. Em conclusão, a Hipomineralização Molar-Incisivo é um defeito de desenvolvimento do esmalte que pode atingir pacientes odontopediátricos em diferentes graus de severidade e impactando em um maior risco para o desenvolvimento de lesões de cárie, hipersensibilidade e fratura pós-irruptivas. Devido a sua etiologia ainda indefinida e incertezas referentes ao correto manejo dessas alterações, seu tratamento é desafiador e deve considerar aspectos individuais dos pacientes.
Palavras-chave: Hipomineralização Molar, Hipomineralização do Esmalte Dentário, Odontopediatria, Esmalte Dentário