PERCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM ON-LINE NA DISCIPLINA DE BIOMATERIAIS

Auteurs-es

  • Luise Gomes da Motta Universidade Federal Fluminense
  • Júlia Huguenin de Souza Universidade Federal Fluminense
  • Karin de Mello Weig Universidade Federal Fluminense
  • Thales Ribeiro de Magalhães Filho Universidade Federal Fluminense
  • Juliana Nunes da Silva Meirelles Dória Maia Universidade Federal Fluminense

DOI :

https://doi.org/10.22409/ijosd.v1i66.62897

Résumé

Com as universidades fechadas e a implementação do Ensino Remoto Emergencial, as atividades curriculares ocorreram através de plataformas digitais. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a percepção de aprendizagem on-line na disciplina de Biomateriais da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense no período da pandemia. O questionário COLLES (Constructivist OnLine Learning Environment Survey) foi enviado individualmente por e-mail aos cinquenta alunos, apresentando 24 declarações divididas em seis quesitos: relevância, reflexão crítica, interatividade, apoio dos tutores, apoio entre os colegas e compreensão; e para cada declaração cinco opções de resposta: quase sempre, frequentemente, algumas vezes, raramente e quase nunca. Quarenta e um alunos responderam. A soma das médias obtidas em quase sempre e frequentemente foi de 87,2% para relevância, 70% para reflexão crítica, 33,9% para interatividade, 47,6% para apoio dos tutores, 44,2% para apoio dos colegas e 89,5% para compreensão. Concluiu-se que a relevância, a reflexão crítica e a compreensão apresentaram melhores resultados, enquanto a interatividade, o apoio entre os colegas e o apoio dos tutores demonstraram necessidade de aprimoramento. E apesar das limitações do ERE, a avaliação positiva dos alunos evidenciou esta modalidade de educação on-line como uma solução plausível.

Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial (ERE); Aprendizagem on-line; Educação em Odontologia.

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Publié-e

2024-06-17

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Artigos