FORMAÇÃO ENDODÔNTICA NA GRADUAÇÃO: IMPACTO DA TÉCNICA DE INSTRUMENTAÇÃO E OCORRÊNCIA DE IATROGENIAS

Autori

  • Thays Alves Rodrigues Faculdade Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) https://orcid.org/0000-0002-6008-3093
  • Lilya Maria Rocha Alves Faculdade Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB)
  • Rayane Susan Viegas Muniz Faculdade Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB)
  • Nathanya Lorena Ramos Leite Faculdade Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB)
  • Maria Raquel Rodrigues Dos Santos Faculdade Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB)
  • Érica Martins Valois Faculdade Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB)

DOI:

https://doi.org/10.22409/efxjm619

Abstract

Os programas de odontologia propõem educar profissionais com base em conhecimento e treinamento. O objetivo deste trabalho é avaliar os principais desafios do ensino da endodontia nos cursos de graduação, identificando os fatores que influenciam nos resultados dos tratamentos endodônticos realizados por estudantes, com ênfase na ocorrência de iatrogenias e no tipo de instrumentação utilizada. Trata-se de uma revisão de literatura integrativa, qualitativa e exploratória. Utilizando a base de dados PUBMED, nos anos de 2014 a 2024. Priorizou-se artigos gratuitos, em inglês e português. Foram excluídos aqueles que fugiam dos critérios determinados, assim como aqueles duplicados e que estivessem fora da temática abordada. Foram identificados 213 artigos, que após leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 13 trabalhos para leitura na íntegra, selecionando ao final 10 trabalhos para composição. Os estudos incluídos nesta revisão demonstram que o tipo de instrumentação utilizada pelos estudantes influencia significativamente na ocorrência de erros e na qualidade final da obturação dos canais radiculares. A instrumentação manual está associada frequentemente a iatrogenias, enquanto o uso de limas rotatórias de níquel-titânio na redução de erros. Entre os erros mais frequentemente relatados estão o transporte apical, zip, perfuração radicular, falhas na obturação, subobturação, sobreobturação, formação de degraus, fratura de instrumentos e extrusão de material obturador. Conclui-se que os principais desafios no ensino da endodontia para os graduandos estão relacionados às iatrogenias em diversos aspectos do procedimento, principalmente quando realizados por instrumentações manuais. A instrumentação rotatória com limas de níquel-titânio tem obtido menores taxas de acidentes.

Palavras-Chave: Terapia de Canal Radicular, Estudantes de Odontologia, Endodontia

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Pubblicato

2025-12-02

Fascicolo

Sezione

Artigos