Cultura e comportamentos de cidadania organizacional em uma Instituição de Ensino Superior

Uma aplicação de modelagem de equações estruturais

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.12712/rpca.v18i4.62139

Résumé

Este estudo objetivou analisar como diferentes características culturais afetam o Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO) em Instituições de Ensino Superior. A amostra foi de 401 servidores de uma Universidade Federal. O questionário utilizou a escala de Avaliação da Cultura Organizacional (OCAI) e de CCO. Utilizou-se modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Como resultado, verificou-se predominância das culturas hierárquica e clã, além de altos escores de CCO. Concluiu-se que os CCO-I são impactados positivamente pelas culturas clã (H1a), adhocrática (H3a) e de mercado (H4a), enquanto  os CCO-O são influenciados pelas culturas clã (H1b), hierárquica (H2a) e adhocrática (H3b).

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Carlos André Corrêa de Mattos, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciências Agrárias (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (2008) pela Universidade de Taubaté (Unitau). Cursou MBA em Gestão Empresarial (2004) e Gerenciamento de Projetos (2005) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Administração (2002) pela Universidade da Amazônia (Unama), na trajetória profissional atuou em organizações públicas e privadas. Dentre as áreas de concentração, destacam-se: Gestão de Organizações Públicas, Estudos Organizacionais, Competitividade, Agronegócio e Organização Agroindustrial. Atualmente é professor da Faculdade de Administração (FAAD) e do Mestrado em Administração (PPGAD) e Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal do Pará (UFPa).

Cristiano Descovi Schimith, Universidade Federal do Pará

Professor Dr. Cristiano Descovi Schimith (https://orcid.org/0000-0002-2545-942X) é formado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Regional Integrada, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos Pós-Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense. e Acadêmico de Direito. É Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua na Defensoria Pública da União DPU-Campinas. Compõe o corpo docente do Programa de Pós Graduação em Administração PPGAD. Coordena o Laboratório de Apoio a Decisão e Gestão LADG, grupo de pesquisa com as linhas de pesquisa em Governança e Sustentabilidade e Abordagem Multi-criterial de Apoio a Decisão pesquisando os temas Indústria 4.0, Sustentabilidade, Transferência de Tecnologia.

Douglas Junio Fernandes Assumpção, Universidade da Amazônia

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) e do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAD) da Universidade da Amazônia (UNAMA). Possui graduação em Comunicação Social -Habilitação em Multimídia e Relações Públicas ( IESAM, 2010, 2012), graduação em Jornalismo (UNAMA, 2017) e graduação em Estética e Cosmética (UNAMA, 2022). Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura ( UNAMA, 2013); Doutor em Comunicação e Linguagens (UTP, 2018). Especialista em Saúde Pública e Coletiva ( UNAMA, 2024), Estética e Cosmetologia (UTP, 2023); Educação continuada e permanente em saúde (UTP,2023), Docência do Ensino Superior ( UNAMA, 2020), Produção Textual (FAVENI, 2020) e em Comunicação Empresarial (FAAM, 2011); Realizou Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC/UNAMA) com Bolsa PNPD/CAPES (2019 - 2020) e no Programa de Pós-graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale (FEEVALE, 2020-2021). É Coordenador do Grupo de Pesquisa (GP) Capital Social e Cultural (UNAMA/CNPq) ; Membro do GP Ubiquidade da Comunicação - UbiCom (UNAMA/CNPq), GP Patrimônio Cultural e Representações do Lugar - Batuques (UNAMA/CNPq) e do GP Relações socioambientais e Interdisciplinar no contexto Amazônico - RESAIAM(UNAMA/Cnpq) e GP ECCOS - Estudos sobre Comunicação, Consumo e Sociedade (UFPR/CNPq). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas, Jornalismo e Multimeios atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação organizacional, Comunicação e Consumo, Comunicação e Cultura, Novas Tecnologias, Comunicação e Saúde e em Ensino em Saúde.

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Publié-e

2024-12-17

Numéro

Rubrique

Artigos/Papers