"Gênero e Democracia": chamada aberta de artigos para o dossiê temático

2023-06-06

A Revista Mundo Livre abre chamada de artigos para o próximo dossiê temático, cujo tema é 'Gênero e Democracia', coordenado pelas pesquisadoras Flávia Mendes Ferreira (UFF) e Camila Dalvi Venturim (UFES).

Nos últimos anos, houve um crescimento significativo do que tem sido chamado de neoconservadorismo. Um dos temas mais atacados por essa agenda política da nova direita diz respeito às questões de gênero e sexualidade. Considerando este cenário, a proposta deste dossiê temático é pensar o gênero a partir de uma perspectiva do atual contexto político e social.

Neste sentido, é relevante trazer diferentes mulheres pesquisadoras para apresentar dados e análises envolvendo as questões de gênero, política e democracia, temáticas que compreendemos como complementares, uma vez que falar de fortalecimento da democracia significa pensar uma sociedade com menos desigualdade de gênero, mais participação política das mulheres nas instituições e nos espaços de poder.

A chamada está aberta até 01 de setembro de 2023. Os trabalhos devem estar adequados às normas de publicação da Mundo Livre, além de serem submetidos pelo site da revista.

A Mundo Livre é uma publicação acadêmica multidisciplinar do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR), da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes.

Siga-nos nas redes sociais: @revista_mundolivre.