O Mega Empreendimento Porto do Açu-RJ em sua narrativa sobre o desenvolvimento regional: o discurso de vídeos institucionais que legitima ações no território
Abstract
O presente trabalho pretende fazer uma análise qualitativa a partir dos discursos estabelecidos na rede social “Youtube”, no canal a empresa PRUMO Logística, responsável pela administração do Complexo Logístico Industrial Porto do Açu (CLIPA), um mega empreendimento localizado na região Norte Fluminense, dentro do município de São João da Barra,RJ, com efeitos diversos percebidos nas cidades circunvizinhas. Com um histórico de conflitos no território para se constituir como empreendimento, o CLIPA apresenta a utilização da referida rede com intenção de comunicar seus avanços desenvolvimentistas para a região. Para este trabalho,se acredita que intrínseco a comunicação está a constituição de discursos. Discursos não são neutros já que são dados por sujeitos que estão historicamente e socialmente inseridos em um contexto específico, portanto, dotados de intencionalidade.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.