Equidade de gênero na ciência

possibilidades para sua promoção no meio acadêmico e científico

Autores

  • Helena Carla Castro Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/nes.v2i1.67263

Palavras-chave:

Entrevista, Equidade de gênero, Ciência, Mulheres na ciência, Mulheres e meninas na ciência

Resumo

A entrevista com a professora titular da Universidade Federal Fluminense, Helena Carla Castro, aborda sua trajetória profissional, os desafios enfrentados e as conquistas em sua área de atuação. Ela compartilha  sua experiência, destacando momentos importantes de sua carreira, aprendizados adquiridos e perspectivas para o futuro. 

Biografia do Autor

Helena Carla Castro, Universidade Federal Fluminense

A Dra. Helena Carla Castro é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói, Rio de Janeiro e coordena o Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e Modelagem Molecular (LABiEMol) no Departamento de Biologia Celular e Molecular do Instituto de Biologia da UFF. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C e "Cientista do Nosso Estado - FAPERJ", a Dra. Helena Carla Castro é graduada em Farmácia pela UFRJ, com mestrado em Química Biológica (concentração em Imunoquímica e Química de Proteínas), Doutorado Sanduíche em Química Biológica (concentração em Biologia e Modelagem Molecular) realizado na UFRJ e na University of California, em San Francisco e pós-doutorado em Farmacologia e Microbiologia aplicada na Faculdade de Farmácia da UFRJ. A pesquisadora já exerceu cargos administrativos e de gestão, incluindo a Coordenadoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF, a vice-direção do Instituto de Biologia e as coordenações do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI) e dos cursos de graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) na UFF. Atualmente, a pesquisadora é membro permanente do PPBI e do Programa de Patologia da UFF, além de colaboradora dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde da Fiocruz-RJ e Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn//IB-UFF), além do Curso do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF. A pesquisa da cientista envolve colaborações regionais, nacionais e internacionais, com temáticas envolvendo Microbiologia Aplicada, Patologia, Biotecnologia e Modelagem Molecular, além das áreas de ensino e inclusão. O foco do seu laboratório envolve estudos e Identificação de Novos Alvos Terapêuticos e protótipos de antimicrobianos e empreendedorismo na área de Microbiologia Aplicada. A cientista ainda atua na área da Educação e Ensino com projetos de divulgação de doenças de importância mundial e produção de materiais didáticos interdisciplinares e inclusivos para pessoas com necessidades educacionais especiais, como deficiência visual e/ou auditiva e superdotação/altas habilidades. Com mais de 20 anos de atuação, sua produção científica interdisciplinar envolve a publicação de mais de 300 artigos, com mais de 100 alunos de graduação, mestrado e doutorado formados sob sua orientação no LABiEMol (https://labiemol.uff.br)

Downloads

Publicado

2025-04-03

Como Citar

CASTRO, H. C. . Equidade de gênero na ciência: possibilidades para sua promoção no meio acadêmico e científico. Neurociências & Sociedade, v. 2, n. 1, p. e025007, 3 abr. 2025.

Edição

Seção

Entrevistas