Diretrizes para autores

Atualizado em: 12/07/2024

>>> Linguagem em um artigo de divulgação científica

A linguagem em um artigo de divulgação científica deve ser acessível e clara, com o objetivo de comunicar informações complexas de forma compreensível para o público não acadêmico . Aqui estão algumas características importantes da linguagem nesse tipo de artigo:

Evite jargões técnicos e linguagem excessivamente acadêmica. Opte por palavras e frases simples e diretas que sejam facilmente compreendidas pelo público em geral. Quando for necessário o uso de termos técnicos o texto deve vir acomphando de glossário.

Apesar de simplificar a linguagem, é crucial manter a precisão das informações apresentadas. Certifique-se de utilizar terminologia correta e precisa ao explicar conceitos científicos.

Evite frases longas e complexas que possam confundir o leitor.

Situe o tema do seu artigo dentro de um contexto mais amplo, explicando sua relevância e importância para a sociedade. 

Utilize exemplos concretos e analogias simples para ilustrar conceitos abstratos e facilitar a compreensão do leitor.

Mantenha o interesse do leitor ao incorporar elementos que incentivem a reflexão, como perguntas para discussão, histórias interessantes ou aplicações práticas dos conceitos apresentados.

Se apropriado, inclua gráficos, tabelas, imagens para ajudar a visualizar dados e informações complexas. Vide orientações para incorporação de figuras, gráficos e tabelas.

Evite linguagem excessivamente formal.

Não assuma que o leitor possui conhecimento prévio sobre o assunto. Explique os conceitos básicos antes de abordar tópicos mais avançados.

Fontes

Vieira, Cássio Leite (2004). Pequeno manual de divulgação científica: Um resumo. In. Dickson, David; Keating, Barbara; Massarami, Luisa (eds.). Guia de Divulgação Científica. SciDev.Net: RJ. Secretaria de Ciência e Tecnologia para a inclusão social: DF, pp. 11. Recuperado de: http://www.redpop.org/wp-content/uploads/2015/06/Guia_Divulgacao_Cientifica.pdf

Universidade Federal Fluminense. Manual de boas práticas em divulgação científica. Niterói: UFF, [20--]. Disponível em: https://www.uff.br/sites/default/files/sites/default/files/imagens-das-noticias/divulgacao_cientifica_manual.pdf. Acesso em: 06 maio 2024.

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>>> Tipos de documentos

A Revista Neurociências e Sociedade publica, em português, os seguintes tipos de documentos: 

Artigos de Opinião

Limite de caracteres: até 10.000 (incluindo os espaços)
Ilustrações: máximo 1 (uma).
Sem resumo
Ilustrações: anexar um foto do autor
Referências: até 10
Autores: até um autor

Artigo onde o autor expressa sua visão pessoal sobre um determinado assunto, evento, problema social, político, cultural, entre outros no campo das neurocências. O texto do artigo deve ser estruturado preferencialmente contemplando os seguintes itens: Introdução (exposição): apresentação do tema que será discorrido durante o artigo; Desenvolvimento (interpretação): momento em que a opinião e a argumentação são os principais recursos utilizados; Conclusão (opinião): finalização do artigo com apresentação de ideias para solucionar os problemas sobre o tema proposto.

Artigos de Revisão

Limite de caracteres: 15.000 a 25.000 (incluindo os espaços)
Ilustrações: máximo quatro.
Resumo: até 250 palavras
Referências: Sem limite
Autores: até 8 autores

Tipo de revisão bibliográfica que busca fornecer uma descrição detalhada e abrangente do conhecimento existente sobre um determinado tema, área de estudo ou questão de pesquisa. Ao contrário da revisão sistemática, que segue uma metodologia rigorosa de seleção e análise de estudos, a revisão narrativa tende a ser mais descritiva e menos estruturada em termos de análise estatística ou formal. 

Artigo livre

Limite de caracteres: até 12.500 (incluindo os espaços)
Resumo: até 250 palavras
Ilustrações: máximo uma
Referências: até 10
Autores: até 5 autores

Tem como objetivo informar e educar o público sobre temas de divulgação científica que se relacionem com as neurociências. Os artigos podem conter levantamentos de dados, divulgação de projetos e ligas acadêmicas, entre outros.

Resenha de Livros

Limite de caracteres: 7.500 a10.000 (incluindo os espaços)
Sem resumo
Ilustrações: máximo uma
Referências: até 10
Autores: até um autor

Trabalhos que apresentam comentários e avaliações críticas de livros.  O autor apresentará as principais ideias e uma apreciação crítica sobre a obra, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático das Neurociências.

Entrevistas

Limite de caracteres: 7.500 a 12.500 (incluindo os espaços)
Sem resumo
Ilustrações: anexar um foto do entrevistado
Referências: Sem limite
Autores: até três autores

Produções de entrevistas com personalidades reconhecidas no campo acadêmico. Devem ser precedidas por um texto introdutório trazendo uma breve biografia e apresentação do entrevistado, assim como a data em que foi feita. São privilegiadas as entrevistas decorrentes de resultados de investigações e experiências que possam contribuir para os avanços científicos do campo das neurociências; promover reflexões críticas; abordar complexidades, problemas e ampliar os desafios da pesquisa.

Neuro Descobertas

Limite de caracteres: 5.000 a 12.500 (incluindo os espaços)
Sem resumo
Ilustrações: no máximo 2
Referências: Sem limite
Autores: até três autores

Seção dedicada a trazer as últimas novidades, descobertas na área de neurociências. Assim como fatos históricos e curiosidades nas neurociências. Nesta seção os especialistas tem a oportunidade de anunciar e comentar as descobertas da área e seus possíveis impactos na sociedade e na atualidade. 

Fala Discente

Limite de caracteres: 2.500 a 5.000 (incluindo os espaços)
Sem resumo
Referências: até 10
Autores: até um autor

Destina-se a dar voz aos estudantes. Nessa seção, graduantos e pós-graduandos têm a oportunidade de expressar suas opiniões, pensamentos e experiências e insights obtidos através do estudo da neurociência. Essa seção é uma plataforma para os estudantes compartilharem suas perspectivas únicas sobre como a neurociência impacta suas vidas e a sociedade em geral. Em suma, a seção "Fala Discente" serve como um espaço democrático onde os alunos podem ser ouvidos, dialogar com o público e contribuir para a diversidade de vozes dentro da revista. Pode-se incluir uma foto do autor.

Cartas dos Leitores

Limite de caracteres: 1.500 (incluindo os espaços)
Sem resumo
Referências: até 10
Autores: até um autor

Carta dirigida ao periódico onde os leitores podem enviar comentários sobre artigos recentes, compartilhando suas próprias perspectivas sobre tópicos discutidos na revista ou fazendo perguntas aos autores.

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>>> Titulação acadêmica

Os autores e coautores podem ser graduandos, pós-graduantos, graduados, mestres e doutores. 

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>>> Processo de avaliação

A primeira etapa de avaliação é realizada pelas editores, que julgam a adequação temática e científico-metodológica, considerando as diretrizes do periódico. Estabelecemos os seguintes critérios para avaliação dos conteúdos submetidos: conformidade com o escopo e foco da publicação, adequação aos templates, gramática, relevância do tema, qualidade do conteúdo e consistência teórico-metodológica.

Uma vez aceito nesta primeira fase, o texto passará pela avaliação por pares “duplo cego” . Nesta fase, os editores escolhem, no mínimo, dois pesquisadores de áreas correlatas ao tema para avaliar o manuscrito.

No caso de divergência entre os pareceres, é solicitado um terceiro parecer para a decisão do editor-chefe.

Se aceito na avaliação pelos pares, o artigo segue para aprovação do autor (prova) e posterior publicação.

*Somente artigos de opinião, artigos livres e artigos de revisão serão avaliados por pares. Demais seçoes da revista passarão pela análise dos editores.

Atenção: No momento da submissão do artigo, o autor submetedor precisa indicar dois  editores associados para procederem à primeira etapa da avaliação. Esta indicação será realizada na folha de rosto, que deve ser anexada como documento suplementar. A revista poderá ou não aceitar a sugestão, com base na disponibilidade de seus próprios editores e no quanto o editor-chefe julga essa recomendação apropriada. 

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>>> Formatação 

Devem estar de acordo com as templates, para dowload acesse:

Template da Revista

Título do artigo: 16 pontos, Times New Roman, alinhado a esquerda
Texto: 12 pontos, Times New Roman, justificado
Seções: Primeiro nível: 14 pontos, negrito; Segundo nível: 12 pontos
Tabelas, Quadros, Gráficos e Figuras: títulos e fontes 11 pontos, Times New Roman, centralizado
Resumo, palavras chaves e citação de mais de 3 linhas: 10 pontos, Times New Roman, justificado.
Margens: Esquerda e superior 3 cm e Direita e Inferior 2 cm
Espaçamento: 1,5, com recuo na 1ª linha dos parágrafos.
Paginação: não indicar

Idioma do artigo

Português

Título

O título completo deve ser conciso e informativo, sem siglas e não deve exceder 100 caracteres. Deve estar em dois idiomas: português, inglês.

Resumo

Máximo de 250 palavras 
Elaborar um resumo baseando-se na norma NBR6028, mantendo a estrutura das seções aqui colocadas:  Introdução, Objetivo e Conclusão ou Perspectivas. Não é permitido conter citações bibliográficas e siglas. Deve estar em português e inglês (Resumo, Abstract)

Palavras-chaves

Mínimo de 3 e máximo de 5 palavras, que devem, obrigatoriamente, pertencer à base da Biblioteca Virtual em Saúde – Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), disponível em http://decs.bvs.br.
Não usar siglas como palavra-chave.
Separar as palavras por ponto.
Deve estar em português e inglês (Palavras-chave e Keywords).

Autoria

O original não deverá conter os dados de identificação dos/as autores/as. Estes dados serão inseridos futuramente, no momento da diagramação. A Folha de Rosto é um documento obrigatório para a submissão e deve estar anexada como documento suplementar.

Tabelas, Quadros, Gráficos e Figuras

Devem estar inseridos no texto e também ser submetidos separadamente, e cada elemento deve estar em um arquivo separado. Formato png ou jpg (500 dpis).
A numeração deve ser sequencial para cada tipo de elemento (p. ex., quadro 1, quadro 2, tabela 1, tabela 2 etc). Tabelas, quadros e gráficos não devem ser uma imagem, mas digitados no texto. Todas as tabelas, gráficos, quadros e figuras devem ter título e fonte.

Fotos do autor de artigo de opinião e Foto de entrevistado 

Estar sozinho
Foto colorida
Não usar roupas claras com fundo branco
O rosto deve estar totalmente visível, então, sem óculos, chapéus, bonés ou entre outros
Estar em local bem iluminado
Com pouco fundo ou fundo liso
Foto que pegue rosto e parte do tronco
300 dpis

Agradecimentos

As menções possíveis incluem instituições que de alguma forma possibilitaram a realização da pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o estudo, mas que não preencheram os critérios para serem coautores. Deve ser informado na folha de rosto.

Fontes de financiamento

Os autores devem informar se houve financiamento público e/ou privado para a realização da pesquisa. Deve ser informado na folha de rosto.

Glossário

Os textos  que possuírem relação de palavras ou expressões técnicas de uso acadêmico, devem vir acompanhadas das respectivas definições logo após as referências.

Citações

As citações devem seguir a NBR 10520:2023, da ABNT. Exemplos no template de submissão.

No caso de citações diretas curtas (até 3 linhas), as mesmas devem ser colocadas entre aspas duplas “Citação”, sendo antecedida ou seguida da indicação da fonte, adicionando-se, ainda, a(s) página(s) das quais foram retiradas.

Citações diretas com mais de 3 linhas devem observar o recuo à esquerda de 4cm, espaçamento entrelinhas simples e fonte tamanho 10 sendo antecedida ou seguida da indicação da fonte, adicionando-se, ainda, a(s) página(s) das quais foram retiradas.                                                                             

Referências

Conforme ABNT 6023

Configuração do texto: Times New Roman 12, alinhamento à esquerda, espaçamento simples e devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco. Ordenadas alfabeticamente e não numeradas. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor (Não utilize “______” para substituir o nome do autor em trabalhos de mesma autoria.), citar respeitando a ordem cronológica de publicação. As referências devem incluir apenas os trabalhos efetivamente utilizados para a elaboração do artigo. É obrigatório que o nome e sobrenome dos autores sejam escritos por extenso. Sempre que o trabalho estiver disponível on-line, deve-se informar o endereço eletrônico ou o DOI da publicação. 

Exemplo de livro:

LUCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

Exemplo de capítulo de livro:

SANTOS, F. R. A colonização da terra do Tucujús. In: SANTOS, F. R. História do Amapá. 2. ed.
Macapá: Valcan, 1994. p. 15-24.

Exemplo de trabalhos publicados em anais de eventos ou similares:

PALETTA, F. A. C. et al. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Biblioteca do Conjunto das
Químicas/USP: digitalização retrospectiva: estudo de caso. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS
UNIVERSITÁRIAS, 16.; SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS, 2., 2010, Rio de
Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UFRJ; São Paulo: CRUESP, 2010.

Exemplo de artigos de periódicos: 

ALEXANDRESCU, D. T. Melanoma costs: a dynamic model comparing estimated overall costs of various
clinical stages. Dermatology Online Journal, [s. l.], v. 15, n. 11, p. 1, Nov. 2009. Disponível em: http://
dermatology.cdlib.org/1511/originals/melanoma_costs/alexandrescu.html. Acesso em: 3 nov. 2009.

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>>> Documentos suplementares obrigatórios

1. A Folha de Rosto deve ser preenchida e submetida como documento suplementar.  Deverá ser salva em formato fechado para edição como pdf. Para fazer o download do documento, acesse: Folha de rosto

2. As Ilustrações deverão ser incorporadas ao texto e também depositadas como documentos suplementares no ato da submissão.

3. O documento de transferências de direitos autorais. Para fazer o download do documento, acesse: Transferência de direitos autorais

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