Diretrizes para autores
Atualizado em: 04/09/2024
>>> Linguagem em um artigo de divulgação científica
A linguagem em um artigo de divulgação científica deve ser acessível e clara, com o objetivo de comunicar informações complexas de forma compreensível para o público não acadêmico . Aqui estão algumas características importantes da linguagem nesse tipo de artigo:
Evite jargões técnicos e linguagem excessivamente acadêmica. Opte por palavras e frases simples e diretas que sejam facilmente compreendidas pelo público em geral. Quando for necessário o uso de termos técnicos o texto deve vir acomphando de glossário.
Apesar de simplificar a linguagem, é crucial manter a precisão das informações apresentadas. Certifique-se de utilizar terminologia correta e precisa ao explicar conceitos científicos.
Evite frases longas e complexas que possam confundir o leitor.
Situe o tema do seu artigo dentro de um contexto mais amplo, explicando sua relevância e importância para a sociedade.
Utilize exemplos concretos e analogias simples para ilustrar conceitos abstratos e facilitar a compreensão do leitor.
Mantenha o interesse do leitor ao incorporar elementos que incentivem a reflexão, como perguntas para discussão, histórias interessantes ou aplicações práticas dos conceitos apresentados.
Se apropriado, inclua gráficos, tabelas, imagens para ajudar a visualizar dados e informações complexas. Vide orientações para incorporação de figuras, gráficos e tabelas.
Evite linguagem excessivamente formal.
Não assuma que o leitor possui conhecimento prévio sobre o assunto. Explique os conceitos básicos antes de abordar tópicos mais avançados.
Fontes
Vieira, Cássio Leite (2004). Pequeno manual de divulgação científica: Um resumo. In. Dickson, David; Keating, Barbara; Massarami, Luisa (eds.). Guia de Divulgação Científica. SciDev.Net: RJ. Secretaria de Ciência e Tecnologia para a inclusão social: DF, pp. 11. Recuperado de: http://www.redpop.org/wp-content/uploads/2015/06/Guia_Divulgacao_Cientifica.pdf
Universidade Federal Fluminense. Manual de boas práticas em divulgação científica. Niterói: UFF, [20--]. Disponível em: https://www.uff.br/sites/default/files/sites/default/files/imagens-das-noticias/divulgacao_cientifica_manual.pdf. Acesso em: 06 maio 2024.
_____________________________________________________________________________________________________________________________
>>> Tipos de documentos
A revista Neurociências & Sociedade publica, em português, os seguintes tipos de documentos:
Artigos de Opinião
Limite de caracteres: até 10.000 (incluindo os espaços)
Ilustrações: máximo 1 (uma).
Sem resumo
Ilustrações: anexar um foto do autor
Referências: até 10
Autores: até um autor
Artigo onde o autor expressa sua visão pessoal sobre um determinado assunto, evento, problema social, político, cultural, entre outros no campo das neurocências. O texto do artigo deve ser estruturado preferencialmente contemplando os seguintes itens: Introdução (exposição): apresentação do tema que será discorrido durante o artigo; Desenvolvimento (interpretação): momento em que a opinião e a argumentação são os principais recursos utilizados; Conclusão (opinião): finalização do artigo com apresentação de ideias para solucionar os problemas sobre o tema proposto.
Artigos de Revisão
Limite de caracteres: 15.000 a 25.000 (incluindo os espaços)
Ilustrações: máximo quatro.
Resumo: até 250 palavras
Referências: Sem limite
Autores: até 8 autores
Tipo de revisão bibliográfica que busca fornecer uma descrição detalhada e abrangente do conhecimento existente sobre um determinado tema, área de estudo ou questão de pesquisa. Ao contrário da revisão sistemática, que segue uma metodologia rigorosa de seleção e análise de estudos, a revisão narrativa tende a ser mais descritiva e menos estruturada em termos de análise estatística ou formal.
Artigo livre
Limite de caracteres: até 12.500 (incluindo os espaços)
Resumo: até 250 palavras
Ilustrações: máximo uma
Referências: até 10
Autores: até 5 autores
Tem como objetivo informar e educar o público sobre temas de divulgação científica que se relacionem com as neurociências. Os artigos podem conter levantamentos de dados, divulgação de projetos e ligas acadêmicas, entre outros.
Resenha de Livros
Limite de caracteres: 7.500 a10.000 (incluindo os espaços)
Sem resumo
Ilustrações: máximo uma
Referências: até 10
Autores: até um autor
Trabalhos que apresentam comentários e avaliações críticas de livros. O autor apresentará as principais ideias e uma apreciação crítica sobre a obra, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático das Neurociências.
Entrevistas
Limite de caracteres: 7.500 a 12.500 (incluindo os espaços)
Sem resumo
Ilustrações: anexar um foto do entrevistado
Referências: Sem limite
Autores: até três autores
Produções de entrevistas com personalidades reconhecidas no campo acadêmico. Devem ser precedidas por um texto introdutório trazendo uma breve biografia e apresentação do entrevistado, assim como a data em que foi feita. São privilegiadas as entrevistas decorrentes de resultados de investigações e experiências que possam contribuir para os avanços científicos do campo das neurociências; promover reflexões críticas; abordar complexidades, problemas e ampliar os desafios da pesquisa.
Neuro Descobertas
Limite de caracteres: 5.000 a 12.500 (incluindo os espaços)
Sem resumo
Ilustrações: no máximo 2
Referências: Sem limite
Autores: até três autores
Seção dedicada a trazer as últimas novidades, descobertas na área de neurociências. Assim como fatos históricos e curiosidades nas neurociências. Nesta seção os especialistas tem a oportunidade de anunciar e comentar as descobertas da área e seus possíveis impactos na sociedade e na atualidade.
Fala Discente
Limite de caracteres: 2.500 a 5.000 (incluindo os espaços)
Sem resumo
Referências: até 10
Autores: até um autor
Destina-se a dar voz aos estudantes. Nessa seção, graduantos e pós-graduandos têm a oportunidade de expressar suas opiniões, pensamentos e experiências e insights obtidos através do estudo da neurociência. Essa seção é uma plataforma para os estudantes compartilharem suas perspectivas únicas sobre como a neurociência impacta suas vidas e a sociedade em geral. Em suma, a seção "Fala Discente" serve como um espaço democrático onde os alunos podem ser ouvidos, dialogar com o público e contribuir para a diversidade de vozes dentro da revista. Pode-se incluir uma foto do autor.
Cartas dos Leitores
Limite de caracteres: 1.500 (incluindo os espaços)
Sem resumo
Referências: até 10
Autores: até um autor
Carta dirigida ao periódico onde os leitores podem enviar comentários sobre artigos recentes, compartilhando suas próprias perspectivas sobre tópicos discutidos na revista ou fazendo perguntas aos autores.
_____________________________________________________________________________________________________________________________
>>> Titulação acadêmica
Os autores e coautores podem ser graduandos, pós-graduantos, graduados, mestres e doutores.
_____________________________________________________________________________________________________________________________
>>> Processo de avaliação
A primeira etapa de avaliação é realizada pelas editores, que julgam a adequação temática e científico-metodológica, considerando as diretrizes do periódico. Estabelecemos os seguintes critérios para avaliação dos conteúdos submetidos: conformidade com o escopo e foco da publicação, adequação aos templates, gramática, relevância do tema, qualidade do conteúdo e consistência teórico-metodológica.
Uma vez aceito nesta primeira fase, o texto passará pela avaliação por pares “duplo cego” . Nesta fase, os editores escolhem, no mínimo, dois pesquisadores de áreas correlatas ao tema para avaliar o manuscrito.
No caso de divergência entre os pareceres, é solicitado um terceiro parecer para a decisão do editor-chefe.
Se aceito na avaliação pelos pares, o artigo segue para aprovação do autor (prova) e posterior publicação.
*Somente artigos de opinião, artigos livres e artigos de revisão serão avaliados por pares. Demais seçoes da revista passarão pela análise dos editores.
Atenção: No momento da submissão do artigo, o autor submetedor precisa indicar dois editores associados para procederem à primeira etapa da avaliação. Esta indicação será realizada na folha de rosto, que deve ser anexada como documento suplementar. A revista poderá ou não aceitar a sugestão, com base na disponibilidade de seus próprios editores e no quanto o editor-chefe julga essa recomendação apropriada.