Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

As submissões de trabalhos científicos devem ser realizadas dentro do prazo fixado para recebimento de textos que serão submetidos à respectiva avaliação. Sendo O Cosmopolítico um periódico de caráter voluntário, nenhuma taxa será cobrada aos autores interessados na publicação. Ao realizar a submissão, deve-se estar ciente das exigências citadas a seguir. As submissões que não estiverem dentro do estabelecido serão desclassificadas do processo avaliativo.
 
Serão aceitas apenas colaborações inéditas e originais que não estejam sendo analisadas por outros periódicos. A publicação de um artigo está condicionada à sua adequação às normas editoriais e seu simples recebimento não obriga a sua publicação. É recomendada uma leitura atenciosa das condições para publicação listadas aqui.
 
O Conselho Editorial, assim como os avaliadores designados, reservam o direito de negar a publicação de artigo que não apresente linguagem técnica, originalidade, qualidade, relevância científica ou cuja temática não seja pertinente à área de concentração d’O Cosmopolítico, isto é, as Relações Internacionais. As opiniões expressas pelos autores em seus textos não refletem a opinião do Centro Acadêmico Sérgio Vieira de Mello (CASViM), de seu colegiado, associados e membros do Conselho Editorial da revista, bem como dos editores desta. Cabe aos nossos colaboradores a responsabilidade pelas ideias e pelos conceitos emitidos em seus trabalhos. 
 

1 . Da Submissão

 
O Cosmopolítico receberá artigos científicos, resenhas descritivas e resenhas críticas, entendidos esses como textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas já concluídas. 
 
Cada autor poderá submeter até dois trabalhos à avaliação, que deverão ser inéditos. No caso de dupla submissão, apenas uma delas poderá conter autoria individual, sendo assim, fica obrigatória a coautoria na segunda submissão, o mesmo é válido para caso de primeira submissão com coautoria. A submissão poderá contar com no máximo três (03) autores, sendo possível a inclusão de um (01) professor orientador. A violação a essa regra levará à eliminação, a qualquer tempo, dos trabalhos por ele submetidos que ultrapassarem o máximo previsto, sendo válidos para avaliação os primeiros trabalhos recebidos.
 
Os textos a serem encaminhados para a publicação devem ser apresentados nos idiomas português brasileiro, inglês ou espanhol. Em caso de aprovação da submissão, o autor dev eestar ciente de que O Cosmopolítico adotará o formato digital e serão selecionados entre 6 e 8 textos para publicação.
 
Os trabalhos deverão ser encaminhados acompanhados de um ARQUIVO SEPARADO contendo somente: a) nome completo do(s) autor(es) por extenso; b) tipo de texto (artigo científico, resenha descritiva ou crítica); c) título do trabalho submetido; d) afiliação institucional; e) curso de graduação ou titulação acadêmica; f) período, caso seja de graduação; g) programa e linha de pesquisa; h) atividade profissional; i) endereço completo; j) telefone para contato contendo o DDD; k) endereço eletrônico; l) professor orientador, caso haja; m) instituição de financiamento, caso haja.
 
As informações contidas no arquivo serão utilizadas para identificação da autoria na versão final da submissão. A submissão do texto implica na autorização pelo(s) autor(es) para publicação do mesmo, sem qualquer custo para este periódico, nos termos da Lei nº 9.610/98. Assim, não serão devidos direitos autorais ou quaisquer remunerações pela publicação dos trabalhos.
 
O(s) autor(es) não deve(m) estar identificado(s) no corpo do trabalho. Serão reprovados sumariamente na seleção formal os trabalhos que contiverem identificação direta ou referências à premiação deste. 
 

2. Da Seleção

 
O processo seletivo consistirá nas etapas de Seleção Material e Seleção Formal.
 
Seleção Material: os trabalhos submetidos serão entregues aos professores, pesquisadores e internacionalistas, membros do Conselho Editorial, juntamente com um Questionário de Avaliação. Este definirá o atendimento ou não dos níveis científico jurídicos necessários à publicação.
Todos os trabalhos submetidos serão avaliados por, no mínimo, dois pareceristas anônimos, pelo sistema double blind peer review, isto é, correção dupla às cegas, que avaliarão a sua forma e conteúdo de acordo com os critérios estabelecidos pelo Conselho Editorial.
 
Seleção Formal: processo de seleção formal tratará de analisar se houve obediência da formatação do artigo às regras técnicas de publicação estipuladas pelas normas de publicação, bem como a sua adequação ao estipulado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
 
A avaliação dos textos considerará: a) a vinculação entre o tema, o desenvolvimento (argumentação) e a conclusão; b) a problematização; c) a justificativa; d) a metodologia; e) o objetivo. A nota final de cada trabalho, a ser considerada para fins de publicação, será a média aritmética das duas notas atribuídas pelos dois pareceristas avaliadores. Caso se verifique uma discrepância superior a 2 (dois pontos) entre as notas finais atribuídas pelos avaliadores de um determinado trabalho, este será submetido a um terceiro parecerista. A nota final desse trabalho então será a média aritmética das duas notas mais próximas.
 
Havendo mais textos que o recomendado para a publicação do que o número estabelecido pelo Conselho Executivo, os critérios utilizados para seleção serão:
I – que obtiver melhor análise dos questionários de avaliação e de eventuais ressalvas
feitas pelos avaliadores;
II – cujo tema se mostre mais original e diverso dos demais textos aprovados para a
publicação na corrente edição;
III – com melhor nota atribuída pelo avaliador, quando se tratar de trabalhos submetidos
ao mesmo avaliador.
 
3. Da estrutura dos artigos
 
Título do artigo: deve constar na primeira página; deve ser breve e suficientemente específico e descritivo para representar o conteúdo do texto. Deverá ser escrito no idioma utilizado no texto e em uma língua estrangeira em caixa alta, fonte Times New Roman, tamanho 14 (quatorze), alinhamento justificado e negrito.
 
Resumo: deve constar no idioma utilizado no texto e em língua estrangeira, contendo de 100 (cem) a 250 (duzentas e cinquenta) palavras, e de 03 (três) a 05 (cinco) palavras chave, que também precisam estar no idioma do texto e em língua estrangeira, separadas por ponto e vírgula ( ; ), escritas com letras minúsculas (salvo em caso de nome próprio ou siglas), fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze), espaçamento entre linhas simples, alinhamento justificado.
 
Corpo subdividido em introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Apenas o desenvolvimento poderá estar subdividido em itens e/ou subitens. Assim sendo, todo o texto deve seguir a numeração progressiva das seções, de acordo com o estabelecido na ABNT NBR 6024/2012.
 
Os artigos científicos devem ter mínimo de 40.000 caracteres (aproximadamente 12 páginas) e máximo de 50.000 caracteres (aproximadamente 20 páginas), incluindo notas, bibliografia, quadros, gráficos e figuras.
 
4. Da estrutura das resenhas
 
As resenhas não deverão conter resumo e devem apresentar título na primeira página, que deve ser breve e suficientemente específico e descritivo para representar o conteúdo do texto. Deverá ser escrito no idioma utilizado no texto e em uma língua estrangeira em caixa alta, fonte Times New Roman, tamanho 14 (quatorze), alinhamento justificado e negrito.
 
Serão aceitas apenas resenhas de obras completas, salvo em caso de compilações de obras textuais.
 
As resenhas, sendo elas resenhas descritivas ou resenhas críticas, devem ter o mínimo de 5.000 caracteres (aproximadamente 5 páginas) e máximo de 10.000 caracteres (aproximadamente 8 páginas).
 
Os trabalhos submetidos que possuam quantidade de páginas superior ou inferior ao estipulado serão automaticamente eliminados. Da mesma forma, aqueles trabalhos que, após as devidas correções formais passem a ter número de páginas superior ou inferior ao determinado também serão eliminados.
 
5. Da estrutura do texto
 
No corpo do texto deverá ser adotado parágrafo 1,5 cm (um centímetro e meio); fonte Times News Roman tamanho 12 (doze); negrito apenas para itens e subitens do desenvolvimento; espaço entre linhas 1,5 cm (um centímetro e meio) e alinhamento justificado.
 
Para notas de rodapé, fonte Times News Roman tamanho 10 (dez); espaço entre caracteres simples de 1 cm (um centímetro); sem separação de sílabas; e alinhamento justificado.
 
Transcrições com até 3 (três) linhas, no corpo do artigo, devem ser encerradas com aspas duplas. Transcrições com mais de 3 (três) linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm (quatro centímetros) à esquerda, com fonte 10 (dez) e sem aspas de acordo com a norma ABNT NBR 10520/2002.
 
As referências devem ser alinhadas à esquerda em espaçamento simples e entre elas deve haver uma linha em branco, de espaçamento também simples.
 
Exige-se que os textos sejam elaborados usando o sistema autor/ data, de acordo com a norma ABNT NBR 10520/2002. O rodapé deve, preferencialmente, ser utilizado apenas para notas explicativas.
 
Os gráficos e tabelas presentes no artigo a ser submetido devem ser identificados e numerados de acordo com a ABNT NBR 6022/2018. As referências devem seguir a ABNT NBR 6023/2018.
 
Caso seja verificado gráficos, tabelas ou imagens que impossibilitem a validação das informações e/ou sejam ilegíveis, o trabalho será automaticamente excluído do processo seletivo.
 
A exatidão e adequação das referências a trabalhos, que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo, são da responsabilidade do autor. Informações procedentes de comunicação pessoal de trabalhos em andamento ou não publicadas não devem ser incluídas na lista de referências, mas indicadas em nota de rodapé. Ademais, as citações e as referências bibliográficas devem obedecer às normas vigentes da ABNT (NBR 6023/2018 e NBR 10520/2002, respectivamente). As referências devem ser redigidas utilizando negrito para o título das obras. As referências a textos já publicados não devem estar em notas de rodapé.
 
Em caso de possíveis dúvidas quanto às normas para artigos científicos e resenhas, orienta-se que seja seguido o que é previsto de mais recente pela ABNT.
 
6. Da publicação
 
Os textos aprovados serão publicados na edição do periódico O Cosmopolítico com periodicidade semestral. Não será permitida solicitação de revisão, alteração ou substituição dos textos pelo autor após a submissão, para fins de publicação, salvo quando solicitado pel'O Cosmopolítico.
 
7. Das disposições finais
 
No que diz respeito a eventuais lacunas e imprecisões, dever-se-á seguir as regras determinadas nas normas da ABNT.
 
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, favor contatar a Conselho Editorial por meio do e-mail: ocosmopolitico@gmail.com
 
Textos não publicados poderão participar de novo processo seletivo, caso o(s) autor(es) deseje(m), desde que novamente submetidos ao novo processo de avaliação.
 
Caso seja verificado plágio ou algum outro ato ímprobo, o trabalho em questão será imediatamente excluído do processo seletivo.
 
O Cosmopolítico se reserva o direito de revogar e/ou modificar unilateralmente qualquer uma das presentes diretrizes havendo necessidade.

Artigos

Publicações de artigos acadêmicos que versem sobre Relações Internacionais, Direito Internacional, Política Internacional, Estudos Estratégicos, História das Relações Internacionais, Geopolítica e áreas afins.

Resenhas

Publicações de resenhas acadêmicas que versem sobre Relações Internacionais, Direito Internacional, Política Internacional, Estudos Estratégicos, História das Relações Internacionais, Geopolítica e áreas afins.

Colunas

Os textos dessa seção foram produzidos por membros de nosso Corpo Editorial e publicados até o Volume 8 do periódico. A partir do Volume 9 esse tipo de produção deixará de ser parte de nossas edições

Dossiê

As publicações na seção "Dossiê" são produções exclusivas do Corpo Editorial, assim sendo, torna-se exclusiva à membros ativos d'O Cosmopolítico.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.