O ESMAECER DA REVOLUÇÃO INTERNACIONAL NO PERÍODO LENIN:
INVESTIGAÇÃO SOBRE A MARGINALIZAÇÃO DA IDEIA DE “REVOLUÇÃO INTERNACIONAL” DURANTE O PERÍODO DE LENIN NO CENTRO DE DECISÕES DO CONSELHO DE COMISSARIADO DO POVO.
Palavras-chave:
Revolução Internacional, Levante Socialista, Lenin, Revolução de Outubro, Brest-Litovsk, Guerra Polaco-SoviéticaResumo
A tese defendida nesse artigo busca reconstruir uma série cronológica de três eventos que revelam o processo marginalização da ideia de “revolução internacional”. Esses eventos seriam: (1) o período posterior a Revolução de Outubro (1917); (2) o período anterior a assinatura do acordo Brest-Litovsk (1918); e (3) o momento posterior ao revés sofrido na Polônia (1920). Esses eventos marcariam o nascimento e a desabilitação das duas hipóteses práticas que a ideia de “revolução internacional” assumiu no período (de outubro 1917 até agosto de 1920): a hipótese de “revolução iminente” e a de “guerra revolucionária”. Procura-se demonstrar que outra linha de ação se desenvolveu depois da derrocada na Polônia, linha essa que mantinha a ideia de “revolução internacional” na periferia.
Downloads
Referências
CARR, Edward H. The Russian Revolution. New York: The Free Press, 1979.
LENIN, V.I. Report on Peace. In: Second All-Russia Congress of Soviets of Wokers’ and Soldiers’ Deputies, 1917. Disponível em: <https://www.marxists.org/archive/lenin/works/1917/oct/25-26/26b.htm>. Acesso em: 10 maio 2017.
LENIN, V.I. Thesis For A Report On The Tatics Of The R.C.P. In: Third Congress Of The Communist International, 1921. Disponível em: <https://www.marxists.org/archive/lenin/works/1921/jun/12.htm>. Acesso em: 10 maio 2017.
SERVICE, Robert. The October Revolution. Lenin: A Biography. Edição eletrônica. London: Pan Books, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 O Cosmopolítico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.