UM TEMPO PARA SE REVISITAR

A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA E O ORIENTE MÉDIO NA ERA LULA

Autores

  • Yasmin Paes

Palavras-chave:

Oriente Médio, política externa brasileira, Brasil, relações sul-sul

Resumo

A política externa brasileira (PEB) teve papel expressivo durante a administração de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) seguindo o objetivo de projetar o Brasil como global player e afirmar nossa posição de potência emergente. Para tanto, a agenda internacional brasileira focou no estreitamento de relações Sul-Sul - notadamente com nosso entorno regional - e na diversificação de parcerias estratégicas e econômicas para o país. Nesse sentido, a aproximação com regiões mais distantes mas não menos relevantes, como o Oriente Médio, merece ser destacada durante a chamada era Lula, uma vez que administrações anteriores não se relacionaram com a região com tamanho engajamento político e econômico.

O presente texto tem por finalidade compreender a razão do maior interesse e aproximação com o Oriente Médio, recordar os acontecimentos mais significativos da época e analisar os resultados obtidos pela denominada política externa “ativa e altiva” desenvolvida pelo presidente e por seu chanceler Celso Amorim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-13

Como Citar

Paes, Y. (2019). UM TEMPO PARA SE REVISITAR: A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA E O ORIENTE MÉDIO NA ERA LULA. O Cosmopolítico, 4(3), 114-120. Recuperado de https://periodicos.uff.br/ocosmopolitico/article/view/53751