Edições anteriores

  • ORBIS
    v. 1 n. 2 (2023)

    Em seu segundo número, o Boletim Orbis apresenta seis artigos que abarcam um conjunto diverso de temas e debates sobre a conjuntura brasileira atual.   As temáticas abordadas incluem um balanço geral da política externa brasileira nestes seis primeiros meses do governo Lula III; um “voo” analítico sobre quase cinco décadas de relações sino-brasileiras; uma análise da atuação dos parlamentares da oposição na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e uma reflexão sobre a importância da educação e dos direitos humanos nos processos de integração da América do Sul.  O boletim traz também uma necessária avaliação crítica dos sentidos de Junho de 2013 e uma discussão sobre políticas públicas de combate à violência de gênero.  

  • ORBIS
    v. 1 n. 3 (2023)

    Em seu terceiro número, o boletim ORBIS traz um conjunto de artigos sobre diferentes temáticas relacionadas aos Estudos Estratégicos e às Relações Internacionais. No âmbito mais específico da Política Externa, aparecem quatro artigos sobre questões como o possível papel do Brasil na resolução do conflito entre Rússia e Ucrânia, a ampliação do BRICS, a retomada de uma atuação mais ativa do Brasil no subcontinente sul-americano e as diferenças entre os movimentos da política externa brasileira nos primeiros meses dos governos Bolsonaro e Lula III. Já sobre a política doméstica – mas com conexões e repercussões externas – publicamos dois artigos sobre temas extremamente relevantes nos debates contemporâneos dos Estudos Estratégicos: a securitização do terrorismo na agenda doméstica brasileira e a votação no Supremo Tribunal Federal sobre a descriminalização do porte da maconha para consumo, pensada no contexto mais geral da fracassada Guerra às Drogas.

  • ORBIS
    v. 1 n. 1 (2023)

    Neste primeiro número do Orbis, boletim trimestral de análise de conjuntura editado pelo Laboratório de Estudos sobre a Política Externa Brasileira - LEPEB, publicamos um dossiê especial sobre os cem primeiros dias do terceiro mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com um balanço da atuação do governo em cinco áreas - Direitos Humanos, Economia, Política Externa, Segurança Pública e Relações Civis-Militares -, além de um artigo sobre o bolsonarismo pós-Bolsonaro e os sentidos do Oito de Janeiro.