A PÓS-GRADUAÇÃO E A SÍNDROME DE BURNOUT: ESTUDO COM ALUNOS DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Rayssa Soares Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Renata Trigueiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Tatiane Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José Arimatés de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v4i3.11016

Resumo

Burnout é uma síndrome psicológica considerada grave que pode afetar as várias dimensões da vida do sujeito: a vida pessoal, a sua auto avaliação e suas relações interpessoais. Neste sentido, o objeto de estudo dessa pesquisa foram estudantes do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados através do MBI-SS e analisados com o auxílio do SPSS 15.0. As variáveis foram enquadradas diferentemente dos resultados encontrados pela versão original do instrumento. E constataram-se relações significativas entre as variáveis sócio-demográficas e acadêmicas com as dimensões da síndrome de burnout. Por fim, salienta-se a dificuldade em classificar os sujeitos nos níveis de baixo, moderado e alto, apontando para a necessidade de aprofundamento dos resultados obtidos. Assim, sugere-se a realização de novos estudos, com outras variáveis e categorias estudantis.

 


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Publicado

2010-12-12

Edição

Seção

Artigos/Papers