UMA ANÁLISE ESTRATÉGICA – ESTUDO DE CASO HSBC BRASIL

Autores

  • Elizabeth Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Gabriel Levrini Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Mário Simões

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v4i3.11017

Resumo

O presente trabalho faz uma análise estratégica da subsidiária do HSBC Holding no Brasil, no período de 2006 a 2009, para evidenciar como o banco conseguiu adaptar-se à nova realidade dos mercados em que opera. Também é feita uma análise das mudanças estratégicas que foram realizadas e, suas implicações no desempenho da empresa. O estudo baseou-se no ferramental GI de Macedo-Soares (2005), que contempla os construtos de Fahey & Randall (1998) e Hofer & Schendel (1978). Os resultados evidenciaram que o banco busca uma estratégia de posicionar-se globalmente, dando ênfase nos países em desenvolvimento, entretanto demonstra uma deficiência na circulação de informações estratégicas nos diversos níveis hierárquicos. Quanto aos processos de inovação, não foi evidenciado que o banco acompanhe as tecnologias inovadoras implantadas por seus concorrentes.

 

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Publicado

2010-12-12

Edição

Seção

Artigos/Papers