DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO DE ADOTANTES E NÃO-ADOTANTES QUANTO AO USO DE SERVIÇOS DE MOBILE BANKING E SUA RELAÇÃO COM AS CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS DE INOVATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v4i3.11018Resumo
O presente trabalho buscou analisar as percepções dos consumidores quanto à adoção de novas tecnologias de serviços bancários baseados na mobilidade - o Mobile Banking. Tendo como base a clássica Teoria de Difusão de Inovações (TDI) proposta por Rogers (1995), foi empreendida uma investigação quantitativa do tipo exploratória com 96 adotantes ou potenciais adotantes do mobile banking escolhidos de forma não-probabilística por conveniência. A análise estatística ocorreu em três etapas: análise descritiva, teste de variância e correlação. Constatou-se que os não adotantes têm uma visão mais negativa dos atributos da inovação (vantagem relativa, observabilidade, compatibilidade e complexibilidade). Confirmou-se que as características típicas de inovatividade influenciam a percepção acerca dos serviços de Mobile Banking na maior parte das variáveis. O artigo finaliza com as implicações teóricas e gerenciais decorrentes dos resultados.Downloads
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