UNIVERSIDADE CORPORATIVA: UMA NOVA “ROUPAGEM” PARA A ÁREA DE TREINAMENTO DE DESENVOLVIMENTO?
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v5i1.11026Resumo
A literatura atual contempla mudanças significativas nas formas como organizações alteraram as práticas de treinamento e desenvolvimento chegando a um suposto novo patamar, no que configuraria um original desenho com características inéditas de aprendizagem, transformando e superando paradigmas mecanicistas nas práticas de gestão. O tema universidade corporativa adquiriu relevância nestes últimos anos no país, pois estaria viabilizando uma migração do centro de T&D tradicional para a chamada universidade corporativa. O artigo busca conceituar universidade corporativa, para que equívocos não sejam cometidos pela literatura da administração, bem como apresenta reflexões relacionadas se há, de fato, uma transformação efetiva nas práticas tradicionais da área de recursos humanos e da própria concepção de gestão ou se esses modelos seriam mais um modismo no campo da administração.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.