CARACTERÍSTICAS DO BULLYING COMO UM TIPO DE ASSÉDIO MORAL NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Ana Luisa Nogueira Marcondes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Reinaldo Dias Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v5i1.11028

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o fenômeno assédio moral nas empresas e identificar a prática do bullying como uma de suas dimensões, caracterizado pela conduta abusiva do superior hierárquico em relação a seu subordinado. Para tanto examinamos o conceito de assédio moral, mobbing e bullying e sua relação com as pressões para o aumento da produtividade e eficiência nas organizações. Com os dados obtidos pela pesquisa, tecemos as considerações finais tendo como expectativa contribuir para uma visão do fenômeno a partir da perspectiva dos sujeitos envolvidos (assediadores e vítimas) e quais as estratégias que devem ser desenvolvidas pelas empresas para evita-lo, através de intervenções mais eficazes e que devem não só estar dirigidas aos envolvidos diretamente, mas também considerando o contexto onde é gerado esse tipo de comportamento agressivo.

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Biografia do Autor

Ana Luisa Nogueira Marcondes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Reinaldo Dias, Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

2011-04-26

Edição

Seção

Artigos/Papers