CARACTERÍSTICAS DO BULLYING COMO UM TIPO DE ASSÉDIO MORAL NAS ORGANIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v5i1.11028Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o fenômeno assédio moral nas empresas e identificar a prática do bullying como uma de suas dimensões, caracterizado pela conduta abusiva do superior hierárquico em relação a seu subordinado. Para tanto examinamos o conceito de assédio moral, mobbing e bullying e sua relação com as pressões para o aumento da produtividade e eficiência nas organizações. Com os dados obtidos pela pesquisa, tecemos as considerações finais tendo como expectativa contribuir para uma visão do fenômeno a partir da perspectiva dos sujeitos envolvidos (assediadores e vítimas) e quais as estratégias que devem ser desenvolvidas pelas empresas para evita-lo, através de intervenções mais eficazes e que devem não só estar dirigidas aos envolvidos diretamente, mas também considerando o contexto onde é gerado esse tipo de comportamento agressivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.