EFICÁCIA E GESTÃO DE TI: CASO NTI/UFPE
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v4i1.11033Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar como a eficácia dos serviços prestados pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), aqui representada pela comunidade acadêmica – usuários institucionais – na visão dos seus diretores, no período de 2000 a 2009, encontra-se aderente ou não à noção de fato administrativo, tema desenvolvido por Alberto Guerreiro Ramos. A pesquisa teve uma perspectiva qualitativa e fez uso de entrevista semiestruturada para extrair os relatos dos diretores do órgão no período especificado. Para atingir este objetivo, foram delimitadas as camadas do sistema administrativo do NTI, estabelecendo, através da articulação desses elementos, se a eficácia concebida por Guerreiro Ramos está aplicada ao ambiente de TI do NTI através dos serviços prestados pelo órgão, assim como o tipo de racionalidade estabelecida nas ações gerenciais do NTI e conseqüentemente, a ética predominante em seu ambiente interno.
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