O Novo Ambiente de Negócios em um "Mundo Plano": a Influência Estratégica das Tecnologias de Informação e Comunicação

Autores

  • Taiana Melo da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Carlos José Guimarães Cova
  • Eduardo Picanço Cruz
  • Carlosn Navarro Fontanillas

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v2i1.11049

Resumo

A inspiração para este
trabalho surgiu a partir da leitura do livro de Thomas Friedman, Na obra de Friedman é
possível aquilatar a importância da Tecnologia de Informação para a promoção de ganhos de eficiência
nas operações das empresas, corroborando as idéias de Michael Porter no início dos anos 80. O autor
afirma que a transformação tecnológica que é capaz de afetar a vantagem competitiva e a estrutura
industrial constitui-se num dos principais fatores de mudança nas regras da concorrência de um
determinado mercado. Nesse sentido, a tecnologia extrapola o produto em si mesmo e impacta toda a
cadeia de valor das empresas. É esse o caso da Tecnologia de Informação e Comunicações no atual
ambiente de negócios, na medida em que elimina as distâncias e aumenta o nível de integração dos
agentes econômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taiana Melo da Silva, Universidade Federal Fluminense

Professora da UFF.

Downloads

Publicado

2008-04-30

Edição

Seção

Artigos/Papers