A Comunicação Organizacional como Visão Estratégica Utilizando o Empowerment como Fator Determinante para o Desenvolvimento de uma Organização

Autores

  • Carlos Navarro Fontanillas Universidade Federal Fluminense
  • Bruno da Rocha Palmieri
  • Janaína Tannus de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v2i1.11051

Resumo

A comunicação organizacional, aliada ao empowerment como ferramenta de melhoria a qualidade e
produtividade, proporciona aos tomadores de decisão um elemento de caráter estratégico para a
gestão e administração das organizações modernas. O artigo demonstra as ferramentas que interagem
entre o ambiente interno e fatores exógenos relacionados as empresas, como: seu público, mercado
potencial e a sociedade. Não obstante, é a comunicação que gera valor competitivo, construindo uma
cultura organizacional coerente aos valores corporativos. O uso do empowerment consiste na
delegação de autoridade e de responsabilidade. Denota-se o uso da descentralização de poderes na
cadeia hierárquica de uma organização, conferindo autonomia aos colaboradores de modo que eles se
mostrem aptos a diagnosticar, analisar e propor soluções no dia-a-dia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Navarro Fontanillas, Universidade Federal Fluminense

Professora da UFF.

Downloads

Publicado

2008-04-30

Edição

Seção

Artigos/Papers