Shopping experience no mercado de luxo: caso H. STERN

Autores

  • Mariana de Queiroz Brunelli PUC-Rio/Mestre em Administração, inserida em núcleo de pesquisa.
  • Fábio Francisco de Araujo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Estudante do Programa de Doutorado em Administração da PUC-Rio.
  • Paula Gonçalves Barbosa PUC-Rio. Departamento de Administração. H-Stern. Recursos Humanos.
  • Ana Paula Queiroga Monteiro PUC-Rio. Departamento de Administração. Banco Central do Brasil. Departamento de Mercado Aberto.
  • Carlos Frederico Tarrisse da Fontoura PUC-Rio. Departamento de Administração. Petrobras. Tecnologia da Informação.
  • Bruno Molaro PUC-Rio. Departamento de Administração. H-Stern.

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v6i2.11090

Resumo

A introdução do conceito de experiência como variável chave para a obtenção de vantagem competitiva e de lealdade dos consumidores tem alterado de maneira paradigmática o discurso sobre marcas e consumo. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi buscar entender o conceito de shopping experience para a análise de aplicação deste pelas empresas. Para tal, optou-se por analisar a aplicação prática dessa abordagem por meio de um estudo de caso. A organização selecionada foi a H.Stern, pois suas características atendiam objetivamente a pretensão desta pesquisa. Os resultados apontam que esta abordagem do marketing responde muito bem às expectativas e interesses de uma empresa atuante no mercado de luxo. A pesquisa ainda revelou que o uso dos elementos do shopping experience permite criar envolvimento entre o consumidor e o universo da marca, ocasionando propaganda boca-a-boca, mais tempo dos clientes dentro das lojas e um aumento na probabilidade de fidelização dos clientes.

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Biografia do Autor

Mariana de Queiroz Brunelli, PUC-Rio/Mestre em Administração, inserida em núcleo de pesquisa.

Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Estratégias Organizacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2011). Pesquisadora do Núcleo de Ética, Organizações e Sustentabilidade (NEOS) da PUC-Rio. Pesquisadora do projeto "Processos de Inovação em Redes Estratégicas no Setor de Turismo: Alavancando Desenvolvimento Sócio-Econômica na Cidade de Rio de Janeiro" (PRONEX 2006 - Processo E-26/170.010/2008 FAPERJ) desenvolvido em parceria pelo IAG/PUC-Rio e EBAPE/FGV-Rio. Oito anos de experiência profissional nas áreas de Gestão, Marketing e Comunicação em empresas de grande e médio porte como Novartis, OI e TIM. Graduada em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2003). Áreas de interesse: ética, sustentabilidade, marketing e estratégia. Instituição de vinculação: PUC-Rio.

Fábio Francisco de Araujo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Estudante do Programa de Doutorado em Administração da PUC-Rio.

Doutorando em Administração de Empresa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2011). Pesquisador do Núcleo de Comportamento do Consumidor da PUC-Rio. Área de interesse: Marketing e Estratégias Organizacionais. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2008), onde atuou como pesquisador e monitor de Direito Empresarial. Graduou-se em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2006), onde participou de projetos de iniciação científica. Experiência profissional na área de Gerência de Projetos no SESCOOP/RJ (2004). Experiência Profissional na área de Logística e Compras da Reginaves Ltda. – Frangos Rica (2005 e 2006). Áreas de interesse: marketing, estratégia, planejamento e organizações. Instituição de vinculação: PUC-Rio.

Paula Gonçalves Barbosa, PUC-Rio. Departamento de Administração. H-Stern. Recursos Humanos.

Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Organizações e Planejamento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2011). Dez anos de experiência profissional na área de Recursos Humanos (Remuneração, Benefícios e Carreira e Sucessão) e Relações Trabalhistas.  Três anos de experiência em Planejamento, Programação e Controle de Produção.  Ambas as experiências profissionais em H.Stern Comércio e Indústria S.A. Gradou-se em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2007). Áreas de interesse: planejamento organizacional, estratégia e recursos humanos.

Ana Paula Queiroga Monteiro, PUC-Rio. Departamento de Administração. Banco Central do Brasil. Departamento de Mercado Aberto.

Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2011). Graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro no ano de 1997. Concluiu o curso de Especialização em Administração - MBA em Finanças Corporativas (IAG PUC-Rio) em 1998.  Entre 1996 e 2000 ingressou na Shell Brasil S.A. onde atuou nas áreas comercial e de produtos de Aviação. Foi admitida em concurso público para o Banco Central do Brasil em 2000. Atuou no Departamento Econômico (DEPEC) até 2006. Desde 2006 atua no Departamento de Mercado Aberto (DEMAB) na Consultoria de Desenvolvimento do Mercado Aberto.  Áreas de interesse: finanças e estratégias organizacionais. Instituição de vinculação: PUC-Rio e Banco Central do Brasil.

Carlos Frederico Tarrisse da Fontoura, PUC-Rio. Departamento de Administração. Petrobras. Tecnologia da Informação.

Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduou-se em Engenharia de Telecomunicações pela CEFET/RJ em 2006. Experiência profissional na área de tecnologia da informação na Petrobrás. Áreas de interesse: Administração e suas áreas.

Bruno Molaro, PUC-Rio. Departamento de Administração. H-Stern.

Mestrando em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduou-se em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2003). Experiência profissional em Logística e Compras de Materiais Indiretos desde 2002. Atua, desde 1997, na H.Stern Comércio e Indústria S/A. Áreas de interesse: marketing e estratégias organizacionais. Instituição de vinculação: PUC-Rio.

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Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Artigos/Papers