Gestão por competências: a realidade vivenciada por empresas de consultoria em recursos humanos de Florianópolis/SC

Autores

  • Dayane Scopel Ferrazza UNIVERSIDADE DO ESTDAO DE SANTA CATARINA (UDESC)
  • Dannyela Lemos Cunha Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG)
  • Marli Dias Souza Pinto Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG)

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v6i3.11100

Resumo

Este estudo aborda a gestão por competências como um serviço prestado por consultorias de recursos humanos da Grande Florianópolis, tema que está presente na pauta de discussão de assuntos gerenciais contemporâneos. Este novo formato de gestão surgiu em decorrência das exigências de crescimento, competitividade e qualidade dos mercados globalizados. Acredita-se que estudar as formas pelas quais a gestão por competências vem se tornando parte das empresas atualmente traz uma visão de como a relação colaborador-empresa é dependente entre si. Para tanto se empreendeu o presente estudo com o objetivo de analisar o processo de implantação da gestão por competências por empresas de consultoria em recursos humanos da Grande Florianópolis/SC. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa, tendo a entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados. Os dados foram agrupados em quatro grandes blocos de estudo: a gestão por competências nos projetos desenvolvidos pela consultoria; motivos que levam as organizações a buscarem a gestão por competências; aspectos facilitadores e dificultadores da implantação da gestão por competências e perfil dos gestores antes e após a implantação da gestão por competências. Verificou-se que a adoção da gestão por competências parte muito mais de um esforço das próprias consultorias em implantar este serviço junto às empresas clientes do que propriamente do conhecimento e solicitação deste tipo de serviço por parte dos gestores.

 

Palavras-chave: Gestão por competência. Consultoria. Recursos Humanos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane Scopel Ferrazza, UNIVERSIDADE DO ESTDAO DE SANTA CATARINA (UDESC)

Graduada em Administração Empresarial pela Universidade do Estado de Santa
Catarina

Dannyela Lemos Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG)

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catrina (UFSC)

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG)

Marli Dias Souza Pinto, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG)

Doutora em Engenharia de Produção (UFSC)

Professora Pesquisadora na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Professora colaboradora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG)

Downloads

Publicado

2012-09-30

Edição

Seção

Artigos/Papers